Turismo
Alagoas apresenta o Sertão a operadores internacionais de turismo
Programação incluiu visitas a Piranhas, à Ilha do Ferro e a Maceió, além de encontros comerciais com empresas locais
Alagoas recebeu nove operadores turísticos de seis países da América Latina durante uma ação de promoção internacional dos destinos do Nordeste. A iniciativa, realizada pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) em parceria com o Sebrae, terminou neste sábado (31) e teve como objetivo aproximar profissionais estrangeiros do mercado turístico de Alagoas e Sergipe.
No território alagoano, o roteiro passou por Piranhas, pela Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, e por Maceió. A programação começou na segunda-feira (26) e integrou o Embratur Conecta, projeto que busca ampliar a presença dos destinos brasileiros no mercado internacional e gerar oportunidades de negócios para o setor.
O grupo reuniu representantes da Argentina, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Paraguai. Durante a passagem pelo estado, os profissionais participaram de atividades culturais, gastronômicas e de contato com a natureza, além de apresentações dos destinos e rodadas de negócios com representantes de hotéis, empresas de receptivo e prestadores de serviços turísticos.
A proposta é apresentar experiências que possam ser incluídas nos roteiros comercializados pelos operadores em seus países de origem.
Para a secretária de Estado do Turismo de Alagoas, Bárbara Braga, a iniciativa contribui para diversificar a oferta turística apresentada ao público estrangeiro, com destaque para a cultura, a gastronomia e o artesanato.
“Receber os operadores em Alagoas é uma grande oportunidade de promoção para o turismo do nosso estado. O famtour permite apresentar a diversidade de experiências que o destino oferece, ampliando o portfólio de vendas desses profissionais. Temos turismo o ano todo, do litoral ao sertão, e proporcionar essa vivência é fundamental para consolidar a divulgação de Alagoas no mercado internacional. A iniciativa soma ao trabalho de promoção do destino e às conquistas na ampliação da malha aérea, resultado das ações desenvolvidas ao longo de toda a gestão”, afirmou Bárbara Braga.
No Sertão alagoano, um dos pontos visitados foi a Ilha do Ferro, em Pão de Açúcar, conhecida pela produção artesanal. Os operadores acompanharam o processo de criação das peças e conversaram com mestres artesãos da comunidade.
A visita também apresentou o artesanato como parte da identidade cultural da região e uma importante fonte de renda para os moradores.
Segundo a coordenadora de Articulação com o Trade Nacional da Embratur, Carina Câmera, o famtour permite que os profissionais conheçam os destinos brasileiros e estabeleçam contatos comerciais diretamente com empresários locais.
“Por meio do famtour, os profissionais conhecem o destino, negociam com os empresários locais e retornam aos seus países com muita bagagem e conhecimento para que possam divulgar Alagoas. Precisamos diversificar a vitrine, e nada melhor do que apresentar um produto que reúne cultura, gastronomia, natureza e ecoturismo em uma única viagem”, destacou Carina.
A experiência também foi elogiada pelos participantes. Carolyna Artagaveytia, integrante do grupo UTG 5M, do Uruguai, destacou as paisagens naturais e a diversidade de atrativos encontrados durante a visita.
“Alagoas é, sem dúvida, uma surpresa impressionante. Nós não imaginávamos encontrar esse nível de paisagens, os cânions são encantadores. A diversidade do município de Piranhas é um encanto, é incrível. Estamos impressionados, pois não esperávamos encontrar toda essa natureza maravilhosa”, relatou.
