Turismo

Aeroporto Zumbi dos Palmares deve receber mais de 133 mil passageiros entre os dias 20 e 31 deste ano

Estimativa é da Aena, empresa que administra o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió

Por Redação com Gazeta Web e Assessoria 25/12/2021 07h07 - Atualizado em 25/12/2021 07h07
Aeroporto Zumbi dos Palmares deve receber mais de 133 mil passageiros entre os dias 20 e 31 deste ano
Aeroporto Zumbi dos Palmares - Foto: Jonathan Lins / Agência Alagoas

Segundo estimativa da Aena, empresa que administra o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Rio Largo, na Região Metropolitana de Maceió, um total de 133,8 mil passageiros devem passar pelo terminal entre os dias 20 e 31 deste ano.

 De acordo com a Aena, em todo o mês de dezembro, são esperados 227.990 passageiros e 2.109 voos. Somente nesta sexta-feira (24), são esperados 53 voos, sendo 26 chegadas e 27 partidas.

A Aena ainda anunciou que, no início do próximo ano, deve iniciar uma reforma no aeroporto alagoano e com isso vai passar da categoria C para a 4E, podendo obter voos internacionais de grande porte com mais frequência. As mudanças também irão acontecer no pátio que vai comportar um maior número de aeronaves simultaneamente, segundo a empresa.

Atualmente, com 18,9 mil metros quadrados, o terminal vai chegar a 19,5 mil metros quadrados, incluindo a reforma total de quase seis mil metros quadrados. Um destaque das reformas estruturais em Maceió é o aumento do espaço para filas e capacidade do canal de inspeção - doméstico e internacional.

As áreas de check-in, o número de totens de auto check-in e os balcões de imigração, por exemplo, todos serão ampliados. A área de aduana vai quase triplicar de tamanho, e as salas de embarque passam de 1,3 mil metros quadrados para 2 mil metros quadrados. No lado ar, o pátio de aeronaves vai ser remodelado para comportar um maior número de aviões simultaneamente.

"Todo o planejamento das obras foi realizado a partir de uma projeção de aumento da demanda para os próximos anos, com previsão de balanceamento entre todas as instalações necessárias para garantir um fluxo contínuo e confortável das operações nos momentos de pico de passageiros", explicou o diretor presidente da Aena Brasil, Santiago Yus.

Nos próximos 18 meses, os aeroportos administrados pela concessionária vão passar por mudanças significativas. Melhorias capazes de garantir maior eficiência operacional, mas também, e principalmente, de impor novos parâmetros de qualidade na gestão de todas as atividades.