Política
Plano Diretor de Maceió pode voltar à pauta na Câmara
Vereador Allan Pierre pede audiência pública para discutir atualização e frear avanço imobiliário na Região Norte da capital
O Plano Diretor de Maceió pode retornar ao centro dos debates na Câmara Municipal de Maceió após o Carnaval. O vereador Allan Pierre (MDB) protocolou pedido para realização de audiência pública com o objetivo de discutir a revisão do documento.
De acordo com o parlamentar, a demora na apresentação da nova versão do Plano Diretor tem causado impactos no planejamento urbano, especialmente na Região Norte da capital. Ele defende medidas para conter o que classifica como crescimento desordenado do setor imobiliário no trecho que vai da Lagoa da Anta até o bairro de Ipioca.
“Essa audiência é urgente. Estamos debatendo o futuro da cidade. Hoje pode parecer um ou dois prédios, mas em pouco tempo todo o litoral pode estar comprometido”, afirmou o vereador.
A proposta é que a Mesa Diretora autorize a sessão para o mês de março. A intenção é reunir representantes do poder público, técnicos responsáveis pela atualização do plano e integrantes da sociedade civil organizada. O plano está desatualizado há mais de uma década.
Além da audiência, Allan Pierre solicitou que o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) encaminhe à Câmara um relatório detalhado sobre processos de licenciamento ambiental e emissão de alvarás concedidos ao setor imobiliário na Região Norte nos últimos cinco anos.


