Política
Em meio a tensões no PL, aliados de JHC avaliam DC como “plano B”
A legenda é presidida nacionalmente, com mandato até 2028, pelo ex-deputado federal João Caldas, pai de JHC e principal articulador do partido
Em meio a incertezas sobre os rumos das articulações eleitorais do PL em Alagoas, aliados do prefeito de Maceió, JHC, passaram a considerar o Democracia Cristã (DC) como uma possível alternativa estratégica para o grupo político da família Caldas.
A legenda é presidida nacionalmente, com mandato até 2028, pelo ex-deputado federal João Caldas, pai de JHC e principal articulador do partido. A movimentação ocorre diante de especulações sobre eventuais imposições da direção nacional do PL quanto à definição de candidaturas alinhadas ao bolsonarismo, possíveis restrições a alianças com partidos de centro e até mesmo uma eventual intervenção no diretório estadual.
Embora JHC presida o PL em Alagoas, sua interlocução com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sido observada com cautela por setores da sigla. O diálogo ganhou destaque após a indicação de sua tia, Marluce Caldas, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), gesto interpretado internamente como sinal de aproximação com o governo federal, gerando desconforto entre aliados mais alinhados ao bolsonarismo.
Segundo o jornalista Voney Malta, nesse cenário o DC surge como um “plano B” para eventuais candidaturas ao Senado, ao Governo de Alagoas, à Câmara dos Deputados ou à Assembleia Legislativa, caso o grupo enfrente entraves dentro do PL. Nos bastidores, são citados como possíveis nomes o próprio JHC, a deputada estadual Eudócia Caldas, Marina Candia e outros integrantes do grupo político.
*Com informações do Jornal Extra


