Geral
Rede estadual inicia ano letivo de 2026 em 234 escolas nesta quinta
Primeira etapa do calendário atende mais de 170 mil estudantes em Alagoas; demais unidades retomam aulas após o Carnaval
A Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) inicia, nesta quinta-feira (12), o ano letivo de 2026 em 234 escolas da rede estadual de ensino. O número corresponde a mais de 70% das unidades escolares mantidas pelo estado.
As demais escolas, que compõem o segundo bloco de início das atividades, retomam as aulas no dia 23 de fevereiro, após o período do Carnaval. Ao todo, 319 unidades de ensino entram em funcionamento ao longo do mês, atendendo cerca de 170 mil estudantes em todas as regiões de Alagoas.
A Seduc informou que a lista completa das escolas, organizada por bloco de início do ano letivo, está disponível para consulta no site oficial da secretaria.
A organização do calendário escolar está baseada na Portaria nº 1.133/2026, que estabelece as normas gerais de funcionamento das unidades de ensino, centros especializados e centros de línguas da rede estadual. O documento define diretrizes pedagógicas e administrativas com foco na padronização de procedimentos e no alinhamento das ações desenvolvidas pelas escolas.
Para o ano de 2026, a Seduc definiu como eixo temático “Cultura, Territórios e Identidades Alagoanas na Era Digital”. Como apoio à execução das atividades, os gestores escolares receberam um caderno orientador institucional, com diretrizes pedagógicas, administrativas e curriculares organizadas por eixos temáticos.
Segundo a secretaria, o material tem como objetivo fortalecer a unidade das práticas educacionais e ampliar a integração entre as escolas da rede estadual ao longo do ano letivo.


