Política
Ex-presidente Bolsonaro é transferido para Papudinha
Bolsonaro estava cumprindo pena na Superintendência da Polícia Federal em Brasília desde o último dia 22 de novembro
O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) será transferido para a Papudinha ainda nesta quinta-feira (15). A decisão partiu do ministro Alexande de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Bolsonaro estava cumprindo pena na Superintendência da Polícia Federal em Brasília desde o último dia 22 de novembro, quando foi preso preventivamente por tentar violar a tornozeleira eletrônica.
Três dias depois, o ex-mandatário começou a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado, crime ao qual foi condenado após o processo no Supremo transitar em julgado.
Na decisão, Moraes afirma que Bolsonaro recebeu um tratamento muito diferente do padrão presidiário brasileiro, com direito a tv, ar-condicionado, banheiro privativo e protocolo especial para a entrega de comida caseira.
O ministro conclui que, mesmo nestas condições houve uma "sistemática tentativa" de deslegitimar o cumprimento da pena por meio de críticas públicas feitas por familiares de Bolsonaro.
Segundo Moraes, os filhos do ex-presidente difundem informações falsas por meio das redes sociais que o pai estaria cumprindo pena em condições degradantes na cela.
Para o ministro, trata-se de uma campanha coordenada de desinformação com o intuito de atacar o judiciário. Moraes afirma, no entanto, que a inveracidade das declarações não impedem que Bolsonaro seja transferido para uma cela "com condições ainda mais favoráveis".
*Con informações da CNN Brasil


