Nacional
“A Revolta do Roblox”: protesto inusitado contra Felca chama atenção na internet
Crianças do Brasil inteiro se uniram pela volta da ferramenta suspensa
Um protesto inusitado tem chamado a atenção nas redes sociais de todo o país. Crianças usuárias da plataforma online Roblox se uniram para reivindicar a volta do chat de voz, ferramenta que foi proibida para menores de 9 anos como medida de segurança.
Placas com a escrita errada, reuniões em frente à sede virtual da plataforma e até mesmo confrontos com a polícia têm tomado conta do Roblox e divertido internautas.
“Quero injustiça”, “Justissa pela gente” e “Afasta de nois esse cale se pai” são algumas das placas que tomaram conta da internet.



Roblox

A plataforma Roblox existe desde 2006, mas se popularizou durante a pandemia de Covid-19. Ela permite que usuários criem e joguem jogos online gratuitamente, tanto de outras pessoas como os próprios.
Com uma comunicação em escala global, o Roblox está constantemente revisando suas políticas de segurança e seus sistemas de moderação.
Agora, com as mudanças, os usuários precisarão comprovar a idade pelo sistema de verificação facial para fazer uso do chat. De acordo com o Roblox, a medida é para evitar que crianças menores de 16 anos se comuniquem com adultos.
A plataforma também afirma que as imagens coletadas para análise são deletadas após o procedimento, e que usuários podem contestar caso haja algum erro na identificação de faixa etária.
Culpa do Felca?
Um dos principais alvos dos manifestantes é o influenciador digital Felca, responsável pelo vídeo “adultização”, no qual reflete sobre a presença de crianças no ambiente virtual.
No vídeo, que conta com 51 milhões de visualizações, o influenciador traz especialistas e dados que mostram o perigo da exposição de crianças nas redes sociais e como o ambiente pode influenciar no “amadurecimento” precoce.
A repercussão da análise resultou na criação da Lei da Adultização ou Lei Felca, que estabeleceu o Estatuto Digital da Criança e do Adolescente para proteger menores na internet. Entre as exigências da legislação, estão a remoção de conteúdos inadequados, implementação de controle parental e verificação de idade por empresas e plataformas no âmbito virtual.
“Felca infiliz”, “Culpa do Felca” entre outras frases são encontradas escritas em caminhões, chamas, placas e outros locais na plataforma.


O influenciador mostrou que também está sendo ameaçado via mensagem direta no Instagram.
“Eu to sendo atacado por crianças na minha dm por conta que o roblox tirou o chat de voz, segue os prints”, postou o influenciador nos stories, junto com uma sequência de capturas de tela com as mensagens que tem recebido.



*Com informações do G1


