Política
Renan Filho anuncia lançamento da CNH do Brasil, medida que vai facilitar retirada do documento
Iniciativa será lançada nesta terça-feira (9), com a presença do presidente Lula
O ministro de Transportes, Renan Filho, anunciou que a iniciativa CNH do Brasil será lançada nesta terça-feira (9), com a presença do presidente Lula, no Palácio do Planalto, em Brasília.
Segundo Filho, a iniciativa vai mudar para baratear e desburocratizar o processo de formação do condutor, oferecendo ao cidadão direito de escolha com o fim das reservas de mercado, estímulo à concorrência e à eficiência.
"Todos que atuam hoje no processo vão continuar, mas as pessoas vão ter direito de escolher o caminho a seguir para tirar sua CNH do Brasil. É o Brasil ao lado dos brasileiros", escreveu o ministro.
Renan Filho também publicou um vídeo em que mostra personalidades da mídia, influencers, jornalistas e economistas explicando quais os possíveis impactos positivos que a mudança vai proporcionar para o Brasil.
Entre as personalidades estavam Gil do Vigor, ex-bbb e economista, o jornalista Camarotti e comentaristas da Globo.
De acordo com o governo federal, atualmente 20 milhões de brasileiros dirigem sem ter CNH, devido ao alto valor que chega a R$ 5 mil, além da burocracia para retirar o documento. Para o ministro, a medida vai reduzir em até 80% dos custos para obtenção da CNH.
A iniciativa se inspira em práticas já adotadas em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Japão e Argentina.


