Política

Câmara de Maceió solicita revisão do contrato com a BRK Ambiental; entenda

Vereadores pedem reavaliação da concessão e sugerem criação de serviço municipal de saneamento

Por Redação* 06/11/2025 09h09
Câmara de Maceió solicita revisão do contrato com a BRK Ambiental; entenda
Câmara de Maceió pede revisão do contrato entre Prefeitura e BRK Ambiental - Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Maceió aprovou, nesta quarta-feira (5), um requerimento que pede à Prefeitura a revisão do contrato de concessão firmado com a empresa BRK Ambiental, responsável pelos serviços de saneamento básico e esgotamento sanitário da capital. A proposta, apresentada pelo vereador Galba Netto (MDB), recebeu a assinatura dos 27 parlamentares e inclui a sugestão de criação de um Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) municipal.

Durante a sessão, Galba Netto destacou o volume de reclamações sobre a atuação da concessionária e defendeu uma análise técnica do contrato. “A Câmara tem recebido constantes queixas da população sobre o serviço precário prestado pela BRK. Por isso, apresentamos o requerimento para que a Prefeitura reavalie o contrato. Dependendo do resultado, a proposta pode originar um projeto de lei”, afirmou.

O presidente da Câmara, Chico Filho (MDB), informou que uma reunião com o Ministério Público Estadual (MPE/AL) será realizada nesta quinta-feira (6), às 9h, para discutir o tema e definir providências em relação à empresa.

O vereador Rui Palmeira (PSD) também apoiou o pedido e criticou a falta de transparência na execução das obras de saneamento. “A Defensoria Pública precisou acionar a Justiça para ter acesso ao mapa de saneamento, que deveria ser público. Em Santa Lúcia, identificamos falhas estruturais, como a ausência de duas estações elevatórias previstas no projeto original”, disse.

Com o envio do documento, caberá à Prefeitura de Maceió avaliar as demandas apresentadas pelos vereadores e decidir sobre a possibilidade de revisão contratual ou adoção de novos modelos de gestão dos serviços de água e esgoto.

Com assessoria.