Política

Nova pesquisa aumenta “pressão” sobre projeto de JHC ao governo

Corrida ao governo de Alagoas segue aberta com disputa acirrada entre JHC e Renan Filho

Por Blog de Edivaldo Junior 03/11/2025 09h09
Nova pesquisa aumenta “pressão” sobre projeto de JHC ao governo
JHC - Foto: Edilson Omena

Se a eleição para governador de Alagoas fosse hoje seria, muito provavelmente, decidida no segunto turna. É o que mostra o resultado da mais nova pesquisa eleitoral divulgada sobre o processo eleitoral no Estado, com situação de empate técnico entre o prefeito de Maceió, JHC e o ministro dos Transportes, Renan Filho.

Se considerado apenas os resultados do levantamento do Instituto Ápice, JHC teria uma diferença de menos de 1% contra Renan Filho aumentando a pressão sobre o projeto do prefeito de Maceió. Para ele, a opção é deixar quase três anos de mandato na prefeitura, entregando a gestão ao vice Rodrigo Cunha, enquanto seu adversário tem a tranquilidade de disputar tendo ainda mais quatro anos de mandato no Senado, caso não seja vitorioso.

A avaliação da maioria dos analistas que ouvi é que o prefeito não concorrerá contra o ministro se não tiver consolidada uma ampla diferença nas intenções de votos: “considerando que o prefeito vem de uma eleição com mais de 82% dos votos e está todos os dias na mídia, enquanto o ministro está um pouco mais afastado, a diferença é muito pequena e tende a ser revertida rapidamente com o início da campanha”, aponta um estrategista de campanhas eleitorais.

“JHC ainda terá que encontrar um meio de romper seu isolamento no interior, onde não tem praticamente nenhum apoio, enquanto seu adversário tem apoio consolidado em mais de 90% das cidades”, pondera o analista.

Outros fatores, como apoio do presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor, do governador Paulo Dantas e do presidente Lula também deverão ser levados em conta por JHC além dos números das pesquisas, segundo o analista.

Os números mostram crescimento de Lula em todo o país, especialmente no Nordeste. Em Alagoas, o palanque do presidente já está definido com Renan Filho. O prefeito fará palanque com quem? Com algum bolsonarista ou ficará em cima do muro depois de ter posado para fotos com Lula? O presidente deve influenciar muito nas eleições de Alagoas no próximo ano, assim como aconteceu em 2022”, aponta o analista.

Nesse cenário a nova pesquisa, avalia o analista, aumenta a pressão sobre o projeto de JHC: "não será uma decisão fácil e no caso dele quanto mais demorar, mais complexa será. O risco é muito alto e o prefeito é o único que tem a perder - e muito", pondera.

A pesquisa


A última sondagem realizada pelo Instituto Ápice/Política Alagoana, entre os dias 15 e 20 de outubro de 2025, ouviu 5.000 eleitores em 44 municípios de Alagoas, com nível de confiança de 95% e margem de erro de 1,4 ponto percentual. O levantamento sondou o eleitorado do estado sobre as duas vagas ao Senado Federal, governo de Alagoas e presidência da república.

A seguir, os resultados e a nossa avaliação.

Resultados da pesquisa

Governo de Alagoas – Intenção de Voto Estimulada

JHC (PL) – 44,5%

Renan Filho (MDB) – 43,6%

Brancos/Nulos – 4,8%

Indecisos – 7,1%

Coleta: 15 a 20/10/2025; amostra: 5.000 entrevistas; margem de erro ±1,4 p.p.

Senado Federal – Intenção de Voto Estimulada

Renan Calheiros (MDB) – 25,0% ([Jornal Extra de Alagoas][1])

Alfredo Gaspar (União Brasil) – 23,8% ([Jornal Extra de Alagoas][1])

Arthur Lira (PP) – 16,8% ([Jornal Extra de Alagoas][1])

Davi Davino Filho (PP) – 12,8% ([Jornal Extra de Alagoas][1])

Paulão (PT) – 9,7% ([Jornal Extra de Alagoas][1])

Ítalo Bonja (sem partido) – 1,7% ([Jornal Extra de Alagoas][1])

Brancos/Nulos – 2,8% ([Jornal Extra de Alagoas][1])

Indecisos – 7,4% ([Jornal Extra de Alagoas][1])

Panorama comparativo de outras pesquisas

Para contextualizar este levantamento, vale lembrar alguns resultados recentes de outros institutos:

No levantamento do Paraná Pesquisas (17-21/10/2025; 1.604 entrevistas; margem de erro ±2,6 p.p.), para o governo: JHC – 46,3%, Renan Filho – 42,1%. ([Gazeta do Povo][5])

Pesquisa da Real Time Big Data / CNN Brasil (out./2025) indicou para o governo vantagem de Renan Filho em múltiplos cenários (por exemplo 49% contra 43% de JHC) — sugerindo futuro avanço.

Em levantamentos anteriores para o Senado, Renan Calheiros já surgia em liderança com índices que variavam na faixa dos 25% a mais de 40% dependendo do cenário, o que reforça a tendência apontada pela pesquisa Ápice.

Análise


Governo


O cenário para o governo é inequivocamente de disputa muito apertada. O empate técnico entre JHC e Renan Filho (44,5% vs 43,6%, diferença inferior à margem de erro) indica que nenhuma “largada” clara foi dada. No entanto, a leitura crítica revela um cenário desafiador para JHC:

Embora apareça com ligeira vantagem, está praticamente cara a cara com Renan Filho, o que impõe estrutura, mobilização e articulação política mais intensa.

Senado


No Senado, a liderança de Renan Calheiros se mostra mais consolidada. Ainda que esteja tecnicamente empatado com Alfredo Gaspar — diferença de apenas 1,2 ponto percentual — ele parte de uma posição de vantagem inicial (25,0% vs 23,8%). Esse resultado confirma que Calheiros mantém performance compatível com pesquisas anteriores, o que confere previsibilidade e conforto relativo para sua campanha.