Política
Direita e centro explodem nas redes em AL; Gaspar vira 3º mais seguido
Além de crescimento absoluto, chama atenção a ampliação do grupo com mais de 200 mil seguidores, que cresce mês a mês
A política alagoana vive, nas redes, uma corrida tão intensa quanto nas ruas. O mais recente levantamento do Blog do Edivaldo Junior sobre seguidores no Instagram — plataforma que hoje dita tendências, pauta debates e influencia o voto — mostra um mês de forte movimentação no topo do ranking estadual.
O prefeito JHC segue isolado na liderança, agora com 757 mil seguidores. Em segundo lugar, o ministro e ex-governador Renan Filho mantém trajetória ascendente e chega a 606 mil, consolidando-se como o nome do centro que mais cresce.
A grande novidade do período, no entanto, vem da direita: o deputado federal Alfredo Gaspar, impulsionado pela visibilidade da CPMI do INSS e pelo discurso ideológico, teve salto expressivo e assumiu a 3ª colocação, com 417 mil seguidores, ultrapassando a primeira-dama Marina Candia, que aparece logo em seguida com 414 mil.
O governador Paulo Dantas também reagiu bem, retomando ritmo de expansão e alcançando 354 mil seguidores, ao passo que Rafael Brito voltou a crescer após meses de estabilidade, chegando a 305 mil.
Entre os emergentes, vereadores e deputados estaduais seguem ganhando espaço, caso de Leonardo Dias, que subiu para 205 mil seguidores — resultado que mostra como políticos de direita, mesmo quando ligados ao debate municipal podem ganhar projeção ampliada no ambiente digital.
Além de crescimento absoluto, chama atenção a ampliação do grupo com mais de 200 mil seguidores, que cresce mês a mês — sinal de que a popularidade digital está se distribuindo entre mais atores políticos.
Em um contexto de disputa acirrada, como é esperado para as próximas eleições, a força no Instagram não pode ser desperezada: influencia a agenda, constrói narrativas e aproxima lideranças de eleitores. O desempenho digital, cada vez mais, deixa de ser termômetro e passa a ser ferramenta de mobilização real, com impacto direto na disputa de 2026.
📊 Ranking dos políticos de Alagoas no Instagram — 02 de novembro de 2025
| Posição | Nome | Seguidores |
| ------- | ---------------------------------------- | ---------- |
| 1 | JHC | 757k |
| 2 | Renan Filho | 606k |
| 3 | Alfredo Gaspar | 417k |
| 4 | Marina Candia | 414k |
| 5 | Leonan Pinheiro | 363k |
| 6 | Paulo Dantas | 354k |
| 7 | Arthur Lira | 324k |
| 8 | Renan Calheiros | 324k |
| 9 | Rafael Brito | 305k |
| 10 | Leonardo Dias | 205k |
| 11 | Fabio Costa | 197k |
| 12 | Cecília Hermann | 190k |
| 13 | Cabo Bebeto | 167k |
| 14 | Marx Beltrão | 135k |
| 15 | David Empregos | 133k |
| 16 | Dr. Wanderley | 129k |
| 17 | Renato Filho | 128k |
| 18 | Thiago Prado | 123k |
| 19 | Alexandre Ayres | 105k |
| 20 | Rui Palmeira | 105k |
| — | Cibele Moura | 104k |
Destaques
Na comparação com julho, quando o blog iniciou o ranking do Instagram, o maior salto foi Alfredo Gaspar, que ganhou 161 mil seguidores. O maior crescimento no centro foi do ministro Renan Filho, que ganhou 51 mil novos seguidores. Retomada de ritmo: Paulo Dantas (mais 31 mil) e Rafael Brito (mais 32 mil) no centro-esquerda e Leonardo Dias (mais 43 mil ) e Cabo Bebeto (mais 41 mil) na direita.



