Política

Só alguns vereadores por Maceió estão “disponíveis” para eleição de 2026

Prefeito JHC pode enfrentar dificuldades para garantir apoio para seus candidatos proporcionais na eleição

Por Blog do Edivaldo Junior 01/11/2025 08h08
Só alguns vereadores por Maceió estão “disponíveis” para eleição de 2026
Câmara de Vereadores de Maceió - Foto: Pedro Sant/Câmara Municipal

Apesar de contar hoje com uma das maiores bases de sustentação já vistas na Câmara Municipal de Maceió, o prefeito JHC pode enfrentar dificuldades para garantir apoio para seus candidatos proporcionais na eleição de 2026. 

Dos 27 vereadores da Casa, o prefeito tem 23 e 24 parlamentares alinhados com a gestão, mas só deve reunir apenas oito ou nove nomes dispostos a apoiar um projeto eleitoral para deputado federal ou estadual ligado diretamente ao seu grupo político.

O problema não está na relação do prefeito com o Legislativo, mas nos compromissos eleitorais já firmados por grande parte dos parlamentares. A maioria dos vereadores, mesmo governistas, fechou alianças com deputados que disputarão a reeleição - o que limita o peso do prefeito na proporcional.

Entre os vereadores citados como já comprometidos estão Zé Márcio, que vota com o grupo de Marcelo Victor, Davi Davino que vota com Nivaldo Albuquerque, Leonardo dias que votará em Fábio Costa, Rui Palmeira será candidato a deputado federal, Alain Pierre deverá apoiar Rafael Brito, enquanto Siderlane Mendonça e Jeannyne Beltrão vão caminhar com Marx Beltrão. Fátima Santiago e Silvânia Barbosa também podem ser candidatas.

Segundo avaliações de analistas que acompanham a política da capital, sobrariam ao prefeito de oito a nove vereadores com possibilidade real de compor uma chapa oficial em 2026, seja em apoio a Marina Cândia, caso seja candidata, ou a outro nome indicado pelo grupo – ou mesmo como candidatos. 

Estariam entre eles (a conferir) o presidente da Câmara, Chico Filho, e o ex-presidente da Casa, Galba Netto, além de Brivaldo Marques, Cal Moreira, Thiago Prado, Eduardo Canuto, Olívia Tenório e Jônatas Omena.