Turismo

Alagoas no topo da folia: Maceió lidera buscas e projeta Carnaval histórico no Brasil

Estado se destaca entre os destinos mais procurados do país, impulsionado pelo turismo de sol, praia e forte impacto econômico

Por Esther Barros 05/02/2026 05h05
Alagoas no topo da folia: Maceió lidera buscas e projeta Carnaval histórico no Brasil
Maceió aparece ao lado do Rio de Janeiro como destino mais procurado para o Carnaval 2026 - Foto: Jonathan Lins / Secom Maceió

O Carnaval deve levar uma verdadeira multidão às ruas e destinos turísticos do Brasil este ano, com a expectativa de mais de 65 milhões de foliões espalhados por todas as regiões do país. 

Nesse cenário de intensa movimentação, Alagoas ganha protagonismo, com Maceió figurando no topo das buscas nacionais como um dos destinos preferidos para o período momesco.

Levantamento da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) aponta que os roteiros de sol e praia e as cidades com experiências culturais ligadas ao Carnaval concentram a maior demanda. Maceió (AL) divide a liderança com o Rio de Janeiro (RJ), reforçando a força do litoral alagoano, que alia belezas naturais, festas populares e ampla rede hoteleira.

Na sequência aparecem Porto Seguro (BA), Salvador (BA) e Porto de Galinhas (PE), empatados na segunda posição, enquanto Recife (PE) ocupa o terceiro lugar. O ranking ainda inclui Fortaleza (CE), Mata de São João (BA) e São Paulo (SP), esta última se destacando não pelas praias, mas pela crescente força do carnaval de rua, além da diversidade de shows, eventos e opções gastronômicas.

Além dos destinos mais tradicionais, o estudo também aponta a ascensão de roteiros alternativos para quem busca um Carnaval mais tranquilo. Foz do Iguaçu (PR), Bonito (MS), Barreirinhas (MA) e Fernando de Noronha (PE) surgem como opções em alta, impulsionadas pela combinação de natureza exuberante, experiências exclusivas e turismo de contemplação.

Impacto econômico bilionário

A intensa circulação de turistas deve refletir diretamente na economia. De acordo com estimativas da FecomercioSP, o Carnaval de fevereiro deve movimentar R$ 18,6 bilhões, um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Caso o número se confirme, será o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica, em 2011, com base em dados do IBGE.

O desempenho positivo acompanha o aquecimento do setor, impulsionado pelo aumento da renda, geração de empregos e desaceleração da inflação. 

Mesmo sendo ponto facultativo, o Carnaval tradicionalmente fortalece toda a cadeia do turismo, com destaque para transporte aéreo e rodoviário, hospedagem, alimentação, locação de veículos e entretenimento, setores que, em Alagoas, devem registrar ocupação elevada e forte impacto econômico ao longo do período festivo.