Política

Câmara vota isenção do IR em 1º de outubro, sem vínculo com projeto de anistia

Presidente Hugo Motta afirma que proposta está pronta e não depende de outras pautas

Por Redação 25/09/2025 17h05
Câmara vota isenção do IR em 1º de outubro, sem vínculo com projeto de anistia
Câmara vota isenção do IR em 1º de outubro, sem vínculo com projeto de anistia - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou nesta quinta-feira (25) que a votação da ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda será realizada na próxima quarta-feira, 1º de outubro. Segundo o parlamentar, a deliberação ocorrerá independentemente de qualquer outro projeto em tramitação, incluindo o que trata da anistia a condenados por atos golpistas.

A declaração foi feita no plenário da Câmara, um dia após o relator do projeto de anistia, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), sugerir que a votação da isenção poderia ser inviabilizada caso não houvesse acordo para apreciar também a proposta de redução de penas.

Motta refutou qualquer tentativa de vinculação entre as pautas. “Já anunciamos a pauta para a próxima quarta-feira, independente de qualquer outra matéria aqui da Casa, qualquer outra matéria que esteja em discussão”, afirmou. Ele também destacou que o projeto do Imposto de Renda está “maduro” após uma discussão considerada “producente” na comissão especial.

O presidente da Câmara reforçou que a associação entre os dois temas foi feita de forma equivocada. “Não há vinculação da matéria do Imposto de Renda com nenhuma outra matéria. Essa foi uma associação feita de maneira incorreta”, concluiu.

A proposta de ampliação da isenção do IR é uma das principais demandas da base governista e tem impacto direto na renda de milhões de brasileiros. A expectativa é que a votação ocorra com ampla maioria, apesar das tensões em torno de outras pautas sensíveis no Congresso.