Política

Deputados criam comissão para apurar denúncias contra mineradora em Craíbas

Serão ouvidos os moradores das comunidades atingidas pelas atividades da empresa, com a presença de instituições públicas

Por Redação com assessoria 23/09/2025 18h06 - Atualizado em 23/09/2025 19h07
Deputados criam comissão para apurar denúncias contra mineradora em Craíbas
Mineração Vale Verde, em Craíbas - Foto: Assessoria

Deputados estaduais realizam nesta quarta-feira (24), às 9h30, uma audiência pública para ouvir os moradores das comunidades afetadas pelas atividades da Mineração Vale Verde, em Craíbas.

Foi criada uma comissão para esse ato, tendo como presdiente o deputado Ronaldo Medeiros (PT), e como integrantes os parlamentares: Ricardo Nezinho (MDB), Gilvan Barros (MDB), Breno Albuquerque (MDB), Silvio Camelo (PV) e Fernando Pereira (PP). 

Também estarão presentes os representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), da Secretaria de Direitos Humanos, da Defensoria Pública, do Instituto do Meio Ambiente (IMA) e do Ministério Público, que vai acompanhar os trabalhos.

Denúncias

Os moradores das comunidades afetadas denunciaram que vêm sendo vítimas da empresa, com rachaduras em casas, tremores de terra, barulho constante e explosões realizadas fora dos horários combinados, poeira em excesso, risco de contaminação de rios e prejuízos à saúde e à agricultura local.

Segundo Ronaldo Medeiros, a Assembleia não permitirá que se repita em Craíbas uma tragédia semelhante à ocorrida em Maceió com a Braskem.

"O que está acontecendo em Craíbas é alarmante. A população vive com medo das explosões, das rachaduras e da contaminação. O parlamento estadual está ao lado do povo e vai cobrar transparência, fiscalização e providências para garantir a segurança das famílias e do meio ambiente”, afirmou.

Atividades da comissão

Na ocasião, os parlamentares e as instituições presentes vão ouvir depoimentos de moradores, coletar denúncias, visitar residências afetadas e avaliar os impactos da mineração na região.

Segundo os deputados, o objetivo é encaminhar um relatório com recomendações, inclusive de medidas emergenciais, para evitar que a situação se agrave.

Mineração Vale Verde

A Mineração Vale Verde (MVV) é uma empresa de metais básicos que opera a Mina Serrote, localizada a céu aberto em Craíbas, e é focada na extração de cobre. Recentemente, a mineradora foi comprada pelo grupo chinês Baiyin Nonferrous.

Segundo a empresa, os trabalhos estão sendo realizados dentro do combinado com as comunidades e afirma operar dentro da legalidade. Além disso, a mineradora informou que mantém um constante diálogo com os moradores. 

As comunidades rebatem a versão da empresa e cobram maior fiscalização dos órgãos competentes.