Política
Alagoas e Reino Unido firmam parceria para segurança digital
O secretário de Comunicação, Wendel Palhares, representou o Estado no encontro, ao lado do secretário-executivo de Relações Federativas e Internacionais, Raul Manso

Alagoas deu um passo inédito nesta quarta-feira (13) ao firmar, em Londres, um acordo de cooperação com a agência reguladora britânica Office of Communications (Ofcom). A parceria, conduzida pela Secretaria de Comunicação de Alagoas (Secom), tem como foco central a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital e o enfrentamento à desinformação — temas que ganham cada vez mais relevância no cenário global.
O secretário de Comunicação, Wendel Palhares, representou o Estado no encontro, ao lado do secretário-executivo de Relações Federativas e Internacionais, Raul Manso. A reunião também contou com representantes da Ofcom, órgão responsável pela supervisão de serviços de comunicação e pela implementação de políticas de segurança online no Reino Unido.
“É orientação do governador Paulo Dantas que busquemos todas as parcerias possíveis para defender nossas crianças e adolescentes. As experiências da agência britânica vão inspirar novas ações contra crimes virtuais envolvendo a infância”, afirmou Palhares.
A agenda incluiu a apresentação do Núcleo de Integridade da Informação de Alagoas, criado pela Secom e pioneiro na América Latina no enfrentamento à desinformação e na promoção da educação midiática. O núcleo já atua em articulação com secretarias estaduais, ministérios, universidades, órgãos fiscalizadores e entidades da sociedade civil, tornando-se referência nacional. “A experiência do Reino Unido na defesa dos direitos no mundo virtual vai nos ajudar a garantir um ambiente seguro, especialmente para crianças e adolescentes, e fortalecer políticas contra a desinformação, inclusive nas áreas de saúde e segurança pública”, reforçou o secretário.
O acordo prevê a elaboração de um plano de trabalho conjunto, com cronograma, visitas técnicas e acesso às metodologias e tecnologias adotadas pela Ofcom. A expectativa é que as atividades comecem ainda em outubro, incluindo a vinda de uma comitiva britânica a Maceió.
Palhares destacou ainda o apoio da Secretaria de Relações Federativas e Internacionais (Serfi), comandada por Júlio Cézar, e a integração com outras pastas, como a Secretaria da Primeira Infância e a Secretaria de Segurança Pública, para formar um grupo de trabalho especializado. “O objetivo é fazer de Alagoas o governo estadual mais preparado do país para lidar com a desinformação e crimes virtuais”, disse.
Criada para proteger consumidores e usuários de serviços de comunicação, a Ofcom é autoridade independente no Reino Unido e, desde 2023, com a entrada em vigor do Online Safety Act, define regras obrigatórias para que redes sociais e plataformas digitais protejam usuários contra conteúdos ilegais e prejudiciais.
A nova cooperação coloca Alagoas na vanguarda das políticas públicas de segurança digital, reforçando a importância de um trabalho técnico e de informação de qualidade para defender os direitos dos cidadãos na era das redes sociais.
