Política
“Fico feliz de saber que segunda tem aula nas 314 escolas do Estado”

A greve dos trabalhadores da educação da rede estadual de ensino em Alagoas chegou ao fim nesta sexta-feira (8), após mais de um mês de paralisação. A decisão foi aprovada em assembleia do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (SINTEAL), que optou por suspender o movimento e retomar as negociações com o Governo do Estado.
Com o fim da paralisação, as aulas nas 314 escolas da rede estadual serão retomadas na próxima segunda-feira (11). A suspensão do movimento ocorre após o governo atender a grande maioria das reivindicações apresentadas pela categoria, restando apenas um ponto pendente: a diferença de 1,44% no reajuste salarial para equiparação com o piso dos professores de nível superior.
O deputado federal Rafael Brito comemorou o desfecho e reforçou a necessidade de planejamento para recuperar o conteúdo perdido.
“Fico feliz com o governo atendendo a grande maioria das demandas do sindicato e mais feliz ainda de saber que na segunda-feira teremos aulas nas 314 escolas da rede estadual. Agora, a SEDUC precisa apresentar o cronograma de recomposição da aprendizagem e do tempo perdido, seja com mais uma hora de aula, sábados letivos ou eventual prorrogação das férias. O que não pode é o aluno perder o tempo de sala. Quando governo e sindicato se entendem, o aluno ganha”, afirmou.
Já o deputado estadual e presidente eleito do PT em Alagoas, Ronaldo Medeiros, destacou que a decisão demonstra responsabilidade por parte do sindicato e dos professores.
“O fim da greve é uma demonstração de maturidade do SINTEAL e dos professores. O importante agora é manter o diálogo. Na segunda-feira, vou conversar com alguns secretários para que a pauta de reivindicações seja tratada com prioridade. Reconheço que houve avanços durante a greve, que os trabalhadores tiveram importantes conquistas e que o governo atendeu vários pontos da pauta. Nesse sentido, o fim da greve não prejudica a categoria e garante o retorno às aulas, ao mesmo tempo em que as negociações irão continuar. Esse é um compromisso meu e estarei conversando permanentemente com o governo de Alagoas para valorizar cada vez mais a educação no estado”, disse.
O SINTEAL informou que a suspensão da greve tem como objetivo manter o canal de diálogo aberto e buscar soluções para os pontos ainda não resolvidos. A entidade reforçou que continuará acompanhando de perto as negociações e cobrando o cumprimento dos compromissos assumidos pelo governo.
Com o retorno das aulas, a expectativa é que, nos próximos dias, seja definido um plano para recompor o calendário escolar e minimizar o impacto do período de paralisação no aprendizado dos estudantes.
