Política

Instituições e políticos de Alagoas lamentam morte de ex-prefeito Marcelo Lima

Lima foi gestor de Quebrangulo por seis vezes e era defensor do municipalismo; ele morreu afogado em um acidente de caiaque

Por Jamerson Soares 05/08/2025 16h04
Instituições e políticos de Alagoas lamentam morte de ex-prefeito Marcelo Lima
Marcelo Lima deixa esposa, filhos e netos - Foto: Reprodução

Instituições de Alagoas lamentaram a perda de Marcelo Lima, ex-prefeito de Quebrangulo que morreu afogado nesta terça-feira (5) em um acidente de caiaque no Rio Paraíba.

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) publicou uma nota em que destacava algumas características marcantes de Marcelo e sua trajetória.

Segundo o órgão, ele tinha uma voz ativa e era presença marcante na associação, sempre com posicionamentos firmes contra as desigualdades sociais e a favor da luta pela igualdade social e triburária das cidades.

O político também se formou em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e ingressou na vida pública aos 25 anos como prefeito. Como presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), se destacou por realizar ações de combate a aftosa e estímulo a pequenos produtores rurais.

"Durante o exercício de seu mandato, enfrentou crises naturais como as enchentes de 2010 e a pandemia de 2020 — momentos em que atuou com firmeza e empatia, sempre ao lado da comunidade local", disse a AMA.

Para o presidente da AMA, prefeito Marcelo Beltrão, Lima era uma grande liderança política que mostrava sensibilidade e coragem. 

"Sempre esteve presente nas lutas em defesa de mais autonomia, respeito e investimentos para as cidades alagoanas. Um homem que acreditava que o desenvolvimento começa nos municípios e que, por isso, não media esforços para buscar melhorias para a sua gente", lamentou Beltrão.

O atual prefeito de Quebrangulo, Manoel Tenório, pontuou "o papel importante que Marcelo desempenhou na vida política do nosso município e junto da AMA."

Jorge Dantas, prefeito de Pão de Açúcar, relatou que sempre teve convivência direta com Marcelo Lima. "Ele era iluminado , irradiava alegria e sabedoria. Perco um grande amigo e Alagoas um grande administrador e politico", destacou.

Para o prefeito de Minador do Negrão, Josias Aprígio, ele era”um grande gestor, um grande ser humano.

A Câmara Municipal de Maceió também publicou uma nota de pesar e enfatizou a importância da trajetória política de Marcelo Lima. 

"A Câmara Municipal de Maceió lamenta, com profundo pesar, o falecimento do ex-prefeito de Quebrangulo, Marcelo Lima. Apaixonado pela obra do escritor Graciliano Ramos e pela região do Vale do Paraíba, Marcelo Lima deixa esposa, Andréa Maia, três filhos, entre eles o ex-deputado estadual Davi Maia, e o primeiro suplente de vereador por Maceió, Marcelo Maia, e dois netos."