Política
Debate em Maceió "esquenta" a disputa pelo comando do PT em Alagoas
Maceió, com o maior número de filiados do PT em Alagoas, será decisiva na eleição do novo comando petista no estado

A disputa pelo comando do Partido dos Trabalhadores em Alagoas "esquentou" neste sábado (17/05), com o primeiro debate entre as candidaturas à presidência do diretório municipal de Maceió. O encontro, marcado para ocorrer para as 9h no auditório do Sindicato dos Bancários, foi o primeiro “confronto” direto entre as tendências que disputam o comando local do partido — uma prévia do que está por vir na eleição estadual, marcada para 6 de julho.
Maceió, com o maior número de filiados do PT em Alagoas, será decisiva na eleição do novo comando petista no estado. Não à toa, a disputa na capital ganha atenção redobrada dos dois principais grupos políticos que disputam o comando da sigla: de um lado, a ala ligada ao deputado federal Paulão; do outro, o grupo comandado pelo deputado estadual Ronaldo Medeiros.
Em Maceió, Medeiros parte com uma vantagem importante. Ele tem o apoio do atual presidente do partido na capital, Marcelo Nascimento. Já o grupo de Paulão comanda o diretório estadual, presidido por Ricardo Barbosa.
Três chapas estão na disputa pela presidência municipal em Maceió:
- Alê Costa, assistente social e dirigente da CUT-AL, lidera a chapa Renova PT, formada por cinco tendências internas — Resistência Socialista, Democracia Socialista, Movimento PT, Articulação de Esquerda e Ruas e Redes.
- Elida Miranda, jornalista e também dirigente da CUT-AL, encabeça a chapa Coração Petista, que reúne as tendências CNB, Frente Ampla e Esquerda Popular e Socialista.
- Emmanuel Miranda, professor e dirigente do Sinteal, que representa a chapa *Virar à Esquerda*, vinculada à corrente Diálogo e Ação Petista (DAP).
O Processo de Eleições Diretas (PED) está agendado para 6 de julho e será realizado por voto diretor em todos os municípios de Alagoas onde o PT tem diretórios. O debate deste sábado é o primeiro de dois encontros previstos: o segundo acontecerá em 7 de junho.
Momento
A movimentação nos bastidores é intensa. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o atual presidente municipal do PT em Maceió, Marcelo Nascimento, defendeu o ambiente democrático do processo:
“É um momento histórico para o PT de Maceió. Nunca tivemos uma disputa tão plural e respeitosa entre diferentes projetos de partido. Isso mostra a vitalidade da nossa base e a disposição para o debate político qualificado”, afirmou.
A escolha da nova direção em Maceió poderá refletir diretamente na composição do diretório estadual. Os dois blocos — Paulão e Ronaldo Medeiros — trabalham para fortalecer candidaturas alinhadas aos seus grupos nos municípios e garantir maior influência na instância estadual.
Embora o debate local esteja centrado em propostas para reoxigenar a atuação do PT na capital, não é segredo que a disputa vai além dos limites municipais. Maceió, ao concentrar o maior número de filiados, poderá definir o equilíbrio de forças no PED estadual, acirrando ainda mais a tensão entre as lideranças.
