Cooperativismo

Sistema OCB Alagoas e Seduc debatem parcerias para fortalecer cooperativas em editais públicos

Reunião discute inclusão de cooperativas em chamadas públicas da Educação e reforça a exigência de regularidade junto ao Sistema OCB

Por Redação 18/01/2026 17h05 - Atualizado em 18/01/2026 17h05
Sistema OCB Alagoas e Seduc debatem parcerias para fortalecer cooperativas em editais públicos
Sistema OCB Alagoas e Seduc debatem parcerias para fortalecer cooperativas em editais públicos - Foto: Reprodução

O Sistema OCB/AL cumpriu agenda institucional com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc/AL) para discutir estratégias que ampliem a participação do cooperativismo em Alagoas. O encontro focou, principalmente, na inclusão do setor em editais e chamadas públicas voltadas à agricultura familiar.

Representando a entidade, o presidente da OCB/AL, Dyego Correia, e o superintendente do Sescoop/AL, Adalberon Sá Júnior, reuniram-se com a superintendente da Seduc, Raquel Vasconcelos. Na pauta, foi reforçada a exigência do registro e da regularidade das cooperativas junto ao Sistema OCB como critério essencial para a segurança e validade das parcerias.

Cooperativismo como motor econômico


Para Dyego Correia, o diálogo com o Estado é vital para que as políticas públicas reconheçam o potencial do setor. “O cooperativismo é uma ferramenta estratégica de inclusão e geração de renda. Manter esse canal aberto com a Seduc valoriza o modelo cooperativista e amplia seu alcance por meio da educação e da formação”, destacou o presidente.

A iniciativa faz parte de uma atuação propositiva da OCB/AL junto aos órgãos governamentais, buscando assegurar que as cooperativas locais tenham espaço garantido em projetos que promovam o desenvolvimento sustentável e beneficiem diretamente a sociedade alagoana.