Ciência, tecnologia e inovação

Artemis II: foguete da NASA é levado à plataforma para missão espacial

Etapa crítica de deslocamento marca o retorno humano à Lua após 50 anos; missão servirá de teste para futuros pousos e viagens a Marte

Por Sputnik Brasil 18/01/2026 18h06 - Atualizado em 18/01/2026 18h06
Artemis II: foguete da NASA é levado à plataforma para missão espacial
Artemis II: foguete da NASA é levado à plataforma para missão que sobrevoar - Foto: © AP Photo / Cory Huston

O SLS será responsável por levar a cápsula Orion na missão Artemis II, a primeira do programa com tripulação, que marca o retorno de humanos à órbita lunar após mais de cinco décadas.

O deslocamento do foguete, realizado por um veículo especial, pode durar até 12 horas e representa uma etapa crítica nos preparativos para o lançamento. Antes da decolagem, prevista para 6 de fevereiro de 2026, serão realizados os últimos testes e simulações.

A missão Artemis II fará um voo ao redor da Lua com quatro astronautas a bordo — três da NASA e um da agência espacial canadense — para testar os sistemas que serão utilizados em futuras missões, incluindo pousos lunares e viagens a Marte.

Em novembro passado, a sonda LRO da NASA identificou uma cratera inédita na Lua, formada entre 2009 e 2012. A descoberta reforça que a superfície lunar permanece dinâmica e destaca a importância de estudos para garantir a segurança das futuras missões tripuladas do programa Artemis.