Política
Federação MDB Republicanos pode desequilibrar a favor de Renan Filho
Isso considerando o cenário de apenas dois grandes blocos partidários para 2026 em Alagoas como está se desenhando agora

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), provável candidato de Paulo Dantas à sua sucessão em 2026, defende a formação da federação partidária entre MDB e Republicanos. O movimento ganhou força após a federação entre o União Brasil e Republicanos.
Se confirmada esta federação, os Renans, especialmente Renan Filho, poderá ganhar forçar e desequilibrar o jogo partidário em Alagoas para 2026. Isso porque o Republicanos hoje está na oposição e seria um ponto de equilíbrio ou desequilíbrio para uma eventual chapa governista dependendo para onde a legenda vai formar aliança.
No jogo partidário hoje, a frente de oposição formada por JHC, Rodrigo Cunha e Arthur Lira tem maioria quando somado o número de deputados dos partidos aliados (veja abaixo). Dos 513 deputados federais, as legendas que estão no bloco oposicionista somariam cerca de 280 deputados. Ou seja, 55% do total. Isto representaria maior poder de fogo, por conta do maior tempo de televisão, maior fundo partidário e eleitoral.
Se o Republicanos fizer federação com MDB, a conta muda. A frente de oposição teria minoria, co cerca de 230 deputados dos 513, ou seja 45%, devendo a frente que se formará em torno de Renan Filho somar mais de 270 deputados federais.
A federação com o Republicanos pode, portanto, desequilibrar a favor de Renan Filho. Isso considerando o cenário de apenas dois grandes blocos partidários para 2026 em Alagoas como está se desenhando agora.
