Política

Foco nas eleições de 2026: JHC ausente, MDB se articula

No cenário eleitoral estadual, o apoio de prefeitos do interior é considerado estratégico, sobretudo em áreas onde Maceió exerce menor influência direta

Por Redação* 06/05/2025 10h10
Foco nas eleições de 2026: JHC ausente, MDB se articula
JHC - Foto: Reprodução/Instagram

O prefeito de Maceió, JHC (PL), cotado como possível candidato ao governo de Alagoas em 2026, tem se ausentado com frequência das reuniões da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), entidade que reúne gestores de todo o estado. Essa ausência chama atenção no atual contexto de fortalecimento da AMA como espaço de articulação política, especialmente entre prefeitos do interior.

À frente da entidade, Marcelo Beltrão tem trabalhado para ampliar a participação dos gestores e reforçar o papel institucional da associação por meio de encontros e articulações constantes. Enquanto lideranças do interior têm marcado presença e usado o espaço como plataforma de cooperação, a falta de envolvimento do prefeito da capital se destaca.

No cenário eleitoral estadual, o apoio de prefeitos do interior é considerado estratégico, sobretudo em áreas onde Maceió exerce menor influência direta. Um exemplo recente é a eleição de 2022, em que o atual vice-prefeito da capital, Rodrigo Cunha (Podemos), teve bom desempenho em Maceió, mas enfrentou dificuldades fora da capital.

Na última segunda-feira (5), durante coletiva na sede da AMA, o senador Renan Calheiros (MDB) confirmou sua candidatura à reeleição ao Senado em 2026. Ele também anunciou que o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), deve deixar o governo federal em abril do próximo ano para disputar o governo de Alagoas. Segundo Renan, o ministro já comunicou sua decisão ao presidente da República.

O MDB tem ampliado sua presença em pautas municipalistas e considera a AMA uma peça-chave em sua estratégia para as eleições de 2026.

*Com informações do Novo Extra