Política

BRK cobra taxa de esgoto em bairros sem saneamento e é denunciada por vereador

Rui Palmeira, ex-prefeito de Maceió, abordou tema durante sessão da Câmara desta terça-feira, 29; ele classificou a cobrança como ilegal

29/04/2025 16h04 - Atualizado em 29/04/2025 16h04
BRK cobra taxa de esgoto em bairros sem saneamento e é denunciada por vereador
Ação de manutenção da BRK em Maceió - Foto: Assessoria

O vereador Rui Palmeira (PSD) subiu à tribuna da Câmara Municipal de Maceió, nesta terça-feira (29), para denunciar a cobrança ilegal da taxa de esgoto por parte da BRK Ambiental, na capital alagoana, em regiões onde não existe o sistema de esgotamento sanitário.

Como presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Rui denunciou que em alguns bairros sem esgotamento sanitário, a taxa é cobrada ilegalmente pela BRK à população. “Eu tenho contas de água de diferentes bairros, como Garça Torta e Guaxuma no litoral norte, e no Tabuleiro, na parte alta, regiões onde não existe sistema de saneamento, e a BRK está de forma abusiva e ilegal fazendo essa cobrança”.

Rui exigiu que a empresa informe como está o mapa de saneamento de Maceió e disse que levará a denúncia à Defensoria Pública e ao Ministério Público de Alagoas. “E que a empresa possa, além de suspender a cobrança, devolver em dobro os valores indevidamente cobrados”, finalizou.