Política

Manifestantes liberam entrada do Porto após protesto contra Prefeitura de Maceió

Barreira impediu a entrada de caminhões e carretas e provocou grande congestionamento no Jaraguá

Por Redação 12/04/2024 18h06 - Atualizado em 12/04/2024 19h07
Manifestantes liberam entrada do Porto após protesto contra Prefeitura de Maceió
Manifestantes ocuparam o bairro de Jaraguá nesta sexta-feira (12) - Foto: Jornal de Alagoas

Os manifestantes que bloquearam a Avenida da Paz, no bairro de Jaraguá, desde o início da tarde desta sexta-feira (12), liberaram a via após negociações com representantes da Polícia Militar, no fim da tarde. O protesto causou um grande congestionamento e impediu a entrada de dezenas de carretas e caminhões no Porto de Maceió.

Moradores do bairro do Vergel do Lago, eles cobravam a entrega das chaves dos apartamentos do Parque da Lagoa, residencial construído pela prefeitura de Maceió. Pela manhã, os manifestantes já haviam ocupado a entrada da sede da Prefeitura de Maceió e outro grupo fechou a Avenida Senador Rui Palmeira, em frente ao residencial.

A líder comunitária Lilian Silva disse, ao Jornal de Alagoas, que os grupos reivindicavam uma resposta efetiva da prefeitura de Maceió e que os imóveis deveriam ter sido entregues no dia 8 e 9, em promessa do secretário de habitação de Maceió.

Ela negou, no entanto, a possibilidade de invasão aos apartamentos. “Nós queremos uma entrega digna e que o prefeito de Maceió cumpra com o que foi dito. A gente tá aqui desde às 8h da manhã e não teve resposta nenhuma. Ninguém se pronunciou para falar com a gente, a gente veio porque teve promessa de que dia 8 e dia 9 da entrega da chave da gente e que dia 10 ia acontecer outro sorteio, também não teve resposta”.

Segundo ela, a prefeitura alegou que uma ação efetiva só seria realizada no final do mês, devido a entraves burocráticos com as concessionárias de água, energia e registro cartorial.

“Sendo que a gente tá precisando, são muitas mães de família desamparadas que estão sendo colocadas para fora do aluguel social, a gente fica à toa e à mercê”.

Em nota enviada à imprensa, a prefeitura informou que está trabalhando junto a Caixa Econômica Federal para acelerar os trâmites burocráticos e conseguir realizar a entrega do residencial.

Leia a nota completa:

A Prefeitura de Maceió informa que a cidade está desenvolvendo a maior obra do programa Minha Casa Minha Vida do Brasil, que é o Parque da Lagoa, com 1776 unidades habitacionais, orçada em mais de R$ 200 milhões. Já foram entregues 160 imóveis e a obra inteira está sendo finalizada. A Prefeitura, no entanto, estranha o movimento ocorrido na manhã desta sexta-feira, uma vez que mantém diálogo permanente com a comunidade, para detalhar o andamento da entrega das 600 chaves, sorteadas há pouco mais de um mês. Os moradores da região sabem que a gestão tem trabalhado sem descanso para resolver os últimos entraves burocráticos junto à Caixa Econômica Federal e liberar os apartamentos o mais rapidamente possível.