Política

Via Crucis e protestos relembram 6 anos do crime da Braskem em Maceió

Movimento Unificado de Vítimas da Braskem (MUVB) realiza atos "por memória, justiça e direitos"

Por Vinícius Rocha 29/02/2024 17h05 - Atualizado em 29/02/2024 18h06
Via Crucis e protestos relembram 6 anos do crime da Braskem em Maceió
Imagem aérea mostra intervenção de artistas em bairro afetado pela mineração da Braskem - Foto: Zazo

O Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB) marcou para o início da próxima semana uma extensa programação de atividades para relembrar os 6 anos do crime da Braskem.

“Por memória, justiça e direitos”, diz a publicação do grupo nas redes sociais. No domingo, 3, será realizada uma atividade inter-religiosa com concentração às 15h na Igreja Batista do Pinheiro. A “Via Crucis” percorrerá o bairro. Uma das paradas será em frente a casa do policial civil Ronaldo Dias Cavalcante, que tirou a própria vida em decorrência das ações da empresa. Em seguida, uma intervenção será realizada nos tapumes colocados pela Braskem nos imóveis do bairro.

A segunda-feira, 4, será marcada por mais intervenções artísticas, no chamado “Dia D de expressão das vítimas". Na terça-feira, 5, será o lançamento presencial do Livro “Colapso mineral em Maceió” no bairro do Bom Parto - com a presença de representantes do Comitê Nacional em Defesa dos Territórios frente à Mineração.

Na quarta-feira,6, uma sessão de cinema seguida de debate exibirá o filme “A Braskem também passou por aqui”.A atividade será realizada no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), um dos principais espaços voltados para a educação da América Latina, mas que foi diretamente afetado pela tragédia, com o fechamento de várias escolas.

Protestos marcam a continuidade da programação. Na quinta-feira, 7, o MUVB irá até a porta da Prefeitura de Maceió. O município é criticado pelo acordo fechado com a empresa com um valor indenizatório de R$ 1,7 bilhão, sob a alegação de que o acordo prejudica a população. Na sexta-feira, 7, um grupo de mulheres realiza ato em frente ao Tribunal de Justiça, no Centro de Maceió.

O COMIGRAR - Conferência Livre Nacional Migração e Meio Ambiente, promove, no sábado (8), uma discussão na Ufal com o tema: “Deslocados Ambientais no caso Braskem em Maceió”.

No dia 13 de março, uma quarta-feira, o grupo realizará um protesto em frente à empresa, em Maceió, na Praia da Avenida, bairro do Trapiche.