Política

Ex-prefeito de município do interior de AL é condenado por desvio de verbas públicas; saiba mais

Carlos André Nen dos Anjos foi condenado em julgamento que aconteceu no dia 28 de julho deste ano

Por Ruan Teixeira 18/09/2023 16h04 - Atualizado em 18/09/2023 17h05
Ex-prefeito de município do interior de AL é condenado por desvio de verbas públicas; saiba mais
Carlos André Nen dos Anjos - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Carlos André Nem dos Anjos, ex-prefeito de Olho d' Águas das Flores, cidade localizada no Sertão de Alagoas, foi condenado por desvio de verba pública pela Comarca de Maceió - 17ª Vara Criminal da Capital após acusação de improbidade administrativa feita pelo Ministério Público Estadual (MPAL).

O julgamento aconteceu no dia 28 de julho desse ano e o gestor fica inelegível por 5 anos. Em 2021, ele já havia entrado na mira da Justiça após ser alvo de operação contra fraudes em consórcios.

De acordo com a decisão da Justiça, são crimes de responsabilidade do prefeito, desviar ou aplicar indevidamente rendas ou verbas públicas. 

Entre as penas aplicadas contra o ex-prefeito está a reclusão por 1 ano e três meses (substituída com base no art. 44 do Código Penal, por duas penas restritivas do direito a serem definidas pelo juízo da execução penal). 

Além disso, Carlos André foi condenado a perda de cargo ou inabilitação por um período de 5 anos, com base no decreto-lei. 

A condenação definitiva em qualquer dos crimes, acarreta a perda de cargo e a inabilitação, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil do dano causado ao patrimônio público ou particular. 

Vale destacar que no processo no qual Carlos foi acusado está sob segredo da justiça, porém, se sabe, o que ex-prefeito terá de pagar multa. Seu processo é de número 0500229-76.2017.8.02.0000 e pode ser consultado no site do TJ.

Nas redes sociais, Carlos esbanja o desejo em se tornar prefeito novamente. Há 3 dias, por exemplo, o ex-gestor afirmou em vídeo publicado em seu perfil, que não ''existe mais democracia'', em Olho D'Água das Flores, onde mostrou na publicação um ''suposto eleitor'', relatando que não poderia ''curtir'' nenhuma publicação de Carlos, pois a gestão atual poderia demiti-lo.  

Por Olho d'Água das Flores, Carlos André já foi prefeito por três mandatos.