Política

Senador recorre ao CNMP após promotor negar acesso a informações do Hospital Veredas

Por Blog do Edivaldo Júnior 18/08/2023 16h04
Senador recorre ao CNMP após promotor negar acesso a informações do Hospital Veredas
Renan Calheiros - Foto: Reprodução

O senador Renan Calheiros deu entrada nessa quinta-feira, 17, com uma representação junto ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra o promotor de Justiça Givaldo de Barros Lessa, da 24ª Promotoria de Justiça da Capital.

O motivo da ação é uma manifestação do dia 16 deste mês, na qual o promotor indeferiu, temporariamente, um pedido de informações de prestação de contas e balanços contábeis de resultados do Hospital Veredas, referentes ao período de 2016 a 2022.

As informações seriam analisadas para esclarecer motivos que levaram a instituição a atrasar salários dos funcionários, como se tem demostrado nos últimos meses.

No parecer emitido pelo promotor, o pedido do senador foi indeferido com base na alegação de que o requerimento não atende aos requisitos legais e que algumas das informações solicitadas estariam em sigilo bancário e fiscal.

Lira, Renan e Veredas


Historicamente, o Hospital Veredas acumula uma série de dívidas com os trabalhadores. Durante dezenas de vezes, a frente do estabelecimento de saúde foi palco para manifestações e cobranças e desde então, o senador passou a criticar a forte ligação que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem com Pauline Pereira, diretora financeira hospital e prima do deputado.

No começo da semana, por exemplo, durante visita aos Flexais, o senador disse, ao se referir à relação entre Arthur Lira e o hospital Veredas que “o presidente da Câmara dos Deputados (Arthur Lira) continua a lavar dinheiro no Hospital Veredas.”