Política

Vereadores acusam governo e BRK de tentar barrar instauração de Comissão de Inquérito

Governo e empresa privada teriam supostamente procurado vereadores da base do governo do Estado para pressionar contra a assinatura de documento que permite instauração da CEI

Por Redação 15/03/2023 18h06 - Atualizado em 16/03/2023 08h08
Vereadores acusam governo e BRK de tentar barrar instauração de Comissão de Inquérito
Câmara de Maceió - Foto: Dicom CMM

Vereadores de Maceió estão acusando o governo de Alagoas e a empresa BRK de tentar barrar a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), que pretende investigar a qualidade dos serviços de saneamento oferecidos em Maceió e na região metropolitana, afirmando que o Estado e a própria empresa tentam impedir o prosseguimento do requerimento dos vereadores. 

De acordo com a assessoria de João Catunda (PP), tanto o governo como a BRK procuraram vereadores da base do governo do Estado, para que retirem a assinatura do requerimento da instauração da CEI, sem especificar quais os vereadores e como foi feito esse contato. 

O vereador Eduardo Canuto (PV) apresentou na Câmara um requerimento, subscrito pelos colegas João Catunda e Francisco Sales (UB), para a realização de uma Audiência Pública para tratar do assunto e, caso a empresa não compareça a essa primeira audiência, a empresa será convocada.

João Catunda afirmou que o próximo passo será abrir uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) com o propósito de apurar as demandas da população maceioense, contra os serviços prestados pela empresa. 

“Tomamos essa decisão, diante do recebimento de várias denúncias dos usuários que reclamam de supostas cobranças indevidas e abusivas, de desserviços de fornecimento de água tratada e coleta de esgoto, bem como a suposta destinação irregular de esgoto não tratado pela empresa BRK”, completou Catunda. 

A instalação da CEI já conta com a quantidade de assinaturas necessárias para a sua instauração, segundo a assessoria do parlamentar. 

Por meio de nota, a BRK informou que está sempre à disposição para dialogar com todos os interlocutores. Confira: 

A empresa ressalta que não foi formalmente convidada para a referida audiência pública, mas reforça que está à disposição para esclarecer quaisquer temas acerca do projeto de concessão e dos serviços prestados pela BRK na Região Metropolitana de Maceió. 

A reportagem procurou também a assessoria do governo e foi informado que o estado ainda irá se posicionar sobre o tema.