Política

Calheiros alfineta Lira e comemora decisão que exclui Bolsa Família do teto de gastos

O senador alagoano disse que a "miséria humana não pode ser objeto de chantagem", em alusão as exigências de Lira para aprovação das PECs do futuro governo

Por Redação* 19/12/2022 09h09 - Atualizado em 19/12/2022 10h10
Calheiros alfineta Lira e comemora decisão que exclui Bolsa Família do teto de gastos
Renan Calheiros rivaliza com Arthur Lira poder político em Alagoas e Brasília - Foto: Reprodução | Internet

Após a decisão do ministro Gilmar Mendes que exclui os gastos do Bolsa Família do teto de gastos, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) usou a sua conta oficial em uma rede social, nesta segunda-feira (19), para celebrar o que chamou de "grande decisão". 

"O STF acaba de decidir que a miséria humana não pode ser objeto de chantagem. Excluir do teto de gastos recursos para custear benefícios sociais de erradicação da pobreza prometidos pelo presidente Lula foi uma grande decisão do Min. Gilmar Mendes", publicou Calheiros. 

A decisão de Mendes implica significativamente na redução do poder de barganha que o deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara e rival político de Calheiros, tem relação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), podendo mudar o rumo das negociações da transição entre o atual e o futuro governo. 

Arthur Lira exige de Lula o apoio à sua reeleição para presidente da Câmara, a manutenção do orçamento secreto e ainda quer os ministérios da Saúde e Minas e Energia, além do comando de estatais.

A decisão do ministro ocorre no momento em que o próprio Supremo Tribunal Federal caminha para institucionalizar o orçamento secreto. 

*Com informações do Novo Extra