Política

Sob suspeita: contrato do lixo pode ‘complicar’ Luciano Barbosa

Luciano Barbosa é acusado de autorizar, de forma irregular, pagamentos para empresa que vem realizando, desde o ano passado, a coleta de lixo de Arapiraca sem licitação

Por Blog do Edivaldo Júnior 02/12/2022 14h02
Sob suspeita: contrato do lixo pode ‘complicar’ Luciano Barbosa
Grupo dos 10 faz oposição ao prefeito Luciano Barbosa, em Arapiraca. - Foto: Reprodução

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB) tornou-se alvo, nesta quinta-feira (01/12) de uma investigação na Câmara de Vereadores do Município que pode ter vários desdobramentos, incluindo a perda do mandato se comprovada a denúncia.

Luciano Barbosa é acusado de autorizar, de forma irregular, pagamentos para empresa que vem realizando, desde o ano passado, a coleta de lixo de Arapiraca sem licitação.

A gestão de Luciano Barbosa é acusada de ter cancelado a licitação em que outra empresa teria vencido, com valor menor, para em seguida contratar sem o devido processo legal a Cianorte, atual responsável pela coleta de lixo da cidade.

Após receber as denúncias, a Câmara de Vereadores de Arapiraca decidiu abrir, na sessão desta quinta-feira (01/12), uma CEI (Comissão Especial de Inquérito), também conhecida como “CPI” para investigar a denúncia.

A denúncia pode ‘complicar’ a gestão de Luciano Barbosa, que tem minoria no Legislativo. Dos 19 vereadores, 9 fazem parte da bancada de apoio do prefeito e 10 formam um grupo de oposição, incluindo o presidente da Casa, Thiago ML.

Segundo denúncia que chegou à Câmara de Vereadores, o contrato celebrado é na ordem de R$ 13 milhões e foi firmado, conforme a denúncia, sem a ‘devida licitação’ e vem sendo pago, mês a mês, através de “indenização”. O caso também vem sendo acompanhado pelo Ministério Público Estadual. A CPI tem prazo inicial de funcionamento de 90 dias, podendo ser prorrogado.

Veja texto da assessoria:


Câmara instala CPI para investigar irregularidades em contrato milionário de limpeza urbana da Prefeitura de ArapiracaNa sessão ordinária desta quinta-feira (1°), a Câmara de Arapiraca aprovou o requerimento que instaura a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias de irregularidades no contrato de limpeza urbana celebrado entre a prefeitura e a Ciano Soluções Ambientais.

De acordo com a denúncia recebida pelos vereadores, o contrato celebrado é na ordem de R$ 13 milhões e foi firmado, conforme a denúncia, sem a ‘devida licitação’. A CPI tem prazo inicial de funcionamento de 90 dias, podendo ser prorrogado.

Após sorteio, ficou definido que o vereador Zé Carlinhos será o presidente; doutor Fábio, o relator; e os demais parlamentares – Túlio Freire, Fabiano Leão e Sérgio do Sindicato – serão integrantes do colegiado. Logo após o sorteio, a comissão foi devidamente instalada.