Política
Aplicativo e-Título se torna o mais baixado no Brasil e TSE faz alerta aos eleitores
A versão digital do título eleitoral só poderá ser emitida até um dia antes das eleições; aproximadamente 30 milhões de brasileiros já fizeram a ativação
Estamos a uma semana do primeiro turno das eleições, e o e-Título já foi ativado por cerca de 30 milhões de eleitores no Brasil.
Somente neste ano, houve mais de 13 milhões de ativações do documento digital que substitui o título de eleitor de papel. De acordo com o divulgado pelo Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), o aplicativo que dá acesso ao documento foi o mais baixado tanto no Android quanto no iOS. Somente na última semana, o número de usuários ativos aumentou em 2,5 milhões.
O e-Título poderá ser usado no dia da votação como identificação desde que esteja atualizado e com foto.
O aplicativo está disponível desde 2018 e, além do documento digital, é possível fazer consultas sobre o local de votação, pedido de justificativa de ausência, emissão de certidão de quitação eleitoral e outros serviços.
Em decorrência da altaprocura, o TSE aconselha não deixar para baixar o aplicativo na última hora e enfatiza que no dia 2 de outubro, domingo em que ocorre o primeiro turno das eleições, a emissão do e-Título será suspensa e só voltará na segunda-feira, (03).
Se houver segundo turno, no dia 30 de outubro, também será suspensa a emissão do documento digital, ou seja, os eleitores têm até o dia anterior à eleição para aderir a essa tecnologia.
O aplicativo que é gratuito, está disponível na Google Play e na App Store.


