Política

TRE determina que emissora de Collor faça cobertura igualitária entre os candidatos ao Governo

TV Gazeta informou que somente o primeiro e o segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto teriam veiculação diária das agendas

Por Redação* 27/08/2022 14h02 - Atualizado em 27/08/2022 17h05
TRE determina que emissora de Collor faça cobertura igualitária entre os candidatos ao Governo
Fernando Collor - Foto: Reprodução

Nessa sexta-feira (26), o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) determinou que a TV Gazeta, que pertence à família Collor, faça uma cobertura mais igualitária dos candidatos ao Governo de Alagoas.

A representação foi feita pela coligação Alagoas Merece Mais, encabeçada por Rodrigo Cunha, candidado ao governo do Estado. Segundo a defesa, como resposta a emissora informou que somente o primeiro e o segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto teriam veiculação diária das agendas. Já os demais candidatos seriam exibidos em dias alternados.

Seguindo esse critério, Fernando Collor, que aparece em segundo lugar nas pesquisas eleitorais, teria direito a aparecer na própria emissora todos os dias.

Também justificou que “as regras supracitadas ofendem a igualdade de tratamento dispendida aos candidatos, tratando-se, inclusive, de conduta capaz de desequilibrar o pleito, dada a invisibilidade dos candidatos que não contemple as duas primeiras colocações, mesmo com diferenças mínimas entre as margens percentuais de intenções de votos”.

Em sua decisão, o desembargador Felini de Oliveira Wanderley determinou ainda que a emissora deve “readequar os critérios da cobertura jornalística epigrafada conferindo tratamento isonômico aos candidatos ao cargo de governador em Alagoas de modo a viabilizar a divulgação de suas atividades, entrevistas e outras ações de sua agenda, num cenário que assegure a aparição de todos em mesmo quantitativo de dias na semana”.

*Com informações do Cada Minuto