Política

Durante homenagem em Maceió, ministro Barroso diz que jamais respondeu ódio com ódio

Barroso esteve na capital para receber a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Hermann Byron de Araújo Soares

Por Redação* 19/08/2022 14h02
Durante homenagem em Maceió, ministro Barroso diz que jamais respondeu ódio com ódio
Ministro recebeu homenagem do TRE/AL - Foto: Raissa França/CM

Na manhã desta sexta-feira (19) o Ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Luís Roberto Barroso, esteve em Maceió para receber a Medalha do Mérito Eleitoral Desembargador Hermann Byron de Araújo Soares, no Tribunal de Justiça de Alagoas.

O ministro usou a oportunidade para criticar a desinformação e defender a democracia através de ideias e propostas.

“Foram dias difíceis no nosso país. Lutamos pela democracia. Jamais respondi ódio com ódio, ofensa contra ofensa. Sou agente civilizatório”, declarou o ministro.

Na ocasião, Barroso ressaltou a importância da imprensa e afirmou acreditar que o meio é essencial para combater os "maus brasileiros que falam em golpe e volta da ditadura''.

Segundo ele, é preciso que a campanha eleitoral seja de ideias e sem ofensas.

“O que cada um quer fazer para enfrentar a pobreza extrema, o que cada um que quer fazer política ambiental, é isso que estou interessado em saber. O eleitor não quer troca de ofensas, de desqualificação”, disse.

Durante o evento Barroso proferiu uma palestra para juízes e promotores eleitorais com o tema “Revolução Tecnológica, Mídias Sociais e Democracia”.

O desembargador Otávio Leão Praxedes, presidente do TRE/AL, compareceu à solenidade e falou sobre as eleições deste anos, destacando o aumento do eleitorado em Alagoas.

“Em outubro, mais de 156 milhões de pessoas de todo país vão eleger o presidente, governadores, deputados federais e estaduais. No nosso estado, mais de dois milhões e 300 mil estão aptos para participarem da festa da democracia através dos votos. Comparado às outras eleições gerais, o eleitorado alagoano teve aumento de 6,42% superando a média nacional de alistamento”, ressaltou.

Segundo Praxedes, o número de jovens aptos a votar no estado também aumentou, havendo um crescimento de 55% da categoria. “Tudo isso é fruto de um trabalho da justiça como todo”, explicou.

O desembargador também prestou homenagem à Barroso: “É um modelo de cidadão e exemplo de ser humano. Os homenageados merecem destaque por serviços prestados ao Brasil e Alagoas. Os nossos homenageados contribuíram para democracia”.

*Com informações do Cada Minuto