Política

Começa nova fase de tensão na política de AL: a escolha dos candidatos

Pelo calendário as convenções partidárias podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto deste ano, no formato presencial, virtual ou híbrido

Por Blog de Edivaldo Junior 20/07/2022 05h05
Começa nova fase de tensão na política de AL: a escolha dos candidatos
Eleições 2022 - Foto: Reprodução

A partir desta quarta-feira (20/07) começa uma nova fase e complexa fase eleitoral. Chegou a hora de decidir quem de fato será candidato majoritário ou proporcional.

Pelo calendário das Eleições 2022, as convenções partidárias podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto deste ano, no formato presencial, virtual ou híbrido.

Após a escolha nas convenções, as siglas poderão solicitar o registro das candidaturas perante a Justiça Eleitoral.

A federação de partidos registrada no TSE também está habilitada a participar das eleições, sendo que, neste caso, as convenções deverão ocorrer de forma unificada, como a de uma única agremiação.

Estão proibidas as coligações para as eleições proporcionais, ou seja, para deputado federal ou estadual. No entanto, continuam válidas para os pleitos majoritários: presidente da República, governador de estado e senador.

Embate


Será na definição das alianças para o governo e o Senado que veremos, nos próximos dias, uma verdadeira queda de braços entre os principais grupos políticos de Alagoas.

Quais partidos vão ficar, de fato, com Rodrigo Cunha, Paulo Dantas, Fernando Collor e Rui Palmeira?

Mantendo a tradição, os principais partidos de Alagoas farão as convenções nos últimos dias do prazo. Até a “última hora”, o destino de partidos como PSB, PSDB e PDT será objeto de especulação e muita negociação.

Algumas mudanças de rumos e abandono de candidaturas já são esperadas em alguns partidos. Mas Alagoas pode se deparar também com o “inesperado”. A partir da atuação de Renan Calheiros e Arthur Lira na política nacional, algumas “surpresas” podem – e devem – ocorrer nas próximas duas semanas. Mas essa é outra história.

Regras


As regras para a escolha e o registro de candidatos estão fixadas na Resolução TSE nº 23.609/2019, com as alterações promovidas pela Resolução TSE nº 23.675/2021, aprovada pelo Plenário da Corte Eleitoral em dezembro do ano passado.