Política

Paraná Pesquisas aponta liderança de Lula, Renan Filho e Paulo Dantas em AL

Diferença aumenta para senador, cai para presidência e aparição de Collor muda cenário da corrida para governador

Por Redação 08/07/2022 00h12
Paraná Pesquisas aponta liderança de Lula, Renan Filho e Paulo Dantas em AL
Lula, Paulo Dantas e Renan Filho, durante visita do ex-presidente à Alagoas - Foto: Reprodução Instagram @paulodantasalagoas

O mais recente levantamento do instituto Paraná Pesquisas confirmou o que outras pesquisas também apontavam, o governador Paulo Dantas (MDB) assumiu a liderança da corrida eleitoral para o governo do estado. Para o Senado Federal, Renan Filho (MDB) manteve a frente, bem como o ex-presidente Lula (PT), na corrida para a presidência da República.

Paulo Dantas assumiu a liderança para a corrida ao governo do estado, com 24,9%. Fernando Collor (PTB), que só recentemente confirmou a candidatura e apareceu nas pesquisas já chega em segundo, tem 22,8% das intenções de voto. O antes líder, Rodrigo Cunha (MDB) cai para terceiro e aparece com 17,5%. O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira é o quarto da lista, com 15,1% da intenções de votos. 

Dos entrevistados,11% não votariam em nenhum dos nomes apresentados, ou em branco ou nulo. Não sabe, não respondeu, 8,6%. 

Para Senador, Renan Filho (MDB) manteve a liderança percebida nas últimas pesquisas e agora aparece com 48,3% das intenções de votos entre as pessoas entrevistadas. Ele é seguido por Davi Davino Filho (Progressistas), com 17,1% e o vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa (PDT), com 14,8%. 

Brancos e nulos, e não votariam em nenhum dos candidatos apresentados, 13,2%, Não sabe, não respondeu, 5,4%. 

A presidência da República teve uma mudança nos números. Caiu a diferença de Lula (PT) para Bolsonaro (PL). Se, em maio o primeiro tinha 51,5% contra 27,5% do segundo, doies meses depois a diferença é de 49,2% para 31,5%. 

A distância entre os dois candidatos caiu de 21,2% da pesquisa de junho, para 17,7% neste novo levantamento. Brancos e nulos e não votariam em nenhum, 7,3%. Não sabem ou não responderam, 5,2%. Confira os números:

Demais candidatos: André Janones, do Avante, 1,1%; Vera Lúcia (PSTU), 0,5%; Simone Tebet (MDB), 0,4%; Pablo Marçal (PROS), 0,3%. José Maria Eymael (PDC), Luciano Bivar (União Brasil) e Sofia Manzano, (do PCB), tiveram 0,1% cada um. Felipe D'Avila (Partido Novo) e Leonardo Péricles (Unidade Popular) não pontuaram.

Divulgada na noite desta quinta-feira pela TV Pajuçara, o Paraná Pesquisas ouviu 1510 eleitores com 16 anos ou mais em 34 municípios alagoanos entre os dias 01 e 05 de julho de 2022. A amostra atinge um nível de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais. As pesquisas estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral sob o número AL-07421 e sob o número BR-00617/2022.