Política

"Eu sou a pré-candidata de Lula em Alagoas", diz petista que concorrerá à deputada estadual

Ela é defensora dos Direitos Humanos, da Igualdade Racial, da Livre Orientação Sexual e do Estado Laico

Por Ruan Teixeira 14/06/2022 14h02 - Atualizado em 14/06/2022 19h07
'Eu sou a pré-candidata de Lula em Alagoas', diz petista que concorrerá à deputada estadual
Petista diz tem que orgulho de representar as mulheres na luta eleitoral para o rumo do país - Foto: Arquivo Pessoal

Elida Rachel Miranda Sousa, de 38 anos, é pré-candidata a deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores de Alagoas nas eleições deste ano. Mas, também é jornalista, petista, feminista, como declara em sua biografia no site do partido; e teve sua origem política nas lutas populares do Movimento Estudantil. Sendo diretora da CUT, do Sindicato dos Jornalistas Alagoas, como também ativista do movimento pela democratização da comunicação. 

A petista é natural de Delmiro Gouveia, e já foi candidata ao cargo de vice-prefeita em Maceió pelo PT,  na chapa que teve Ricardo Barbosa candidato a prefeito. Elida atualmente mora na capital alagoana e, no governo Dilma, foi representante regional da Fundação Palmares cuidando das comunidades quilombolas. 

Em conversa com o Jornal de Alagoas, ela falou um pouco sobre o caminhar dessa pré-campanha e alguns projetos futuros caso eleita, e estratégias.

"A pré-campanha está numa crescente de importantes adesões e apoios. Eu sou a pré-candidata de Lula em Alagoas", declara. 

Elida diz ter orgulho de representar as mulheres em uma luta que considera decisiva para os rumos do país. 

"Com a força das mulheres e do movimento sindical vamos conquistar um mandato capaz de abraçar essas pautas, bem como a luta contra o racismo e contra a LGBTQIA+fobia". 

Miranda também acredita que o novo formato de federação partidária, instituída após a reforma eleitoral e que substitui as coligações, podem auxiliar as legendas de esquerda a eleger mais candidatos.

"A Federação será uma ferramenta para tornar mais viável a conquista de cadeiras para a esquerda alagoana". E destaca que o público feminino será definidor nessa eleição. "Nossa consciência será fundamental para alcançar a necessária representação no estado e varrer o machismo que se instalou na presidência da República", finaliza.