Política
Amigos, parentes, redes: pesquisa mostra quem influencia o voto em AL
O Blog do Edivaldo Junior teve acesso em primeira mão ao dados de Alagoas

Os meios de comunicação convencionais, ou seja jornais, revistas, redes de televisão e portais na internet ainda são os meios de informação mais utilizados pelos eleitores na escolha de quem vão votar, segundo uma pesquisa feita pela operadora Tim com 186.000 clientes.
A pesquisa foi divulgada na segunda-feira (11/04). O Blog do Edivaldo Junior teve acesso em primeira mão ao dados de Alagoas.
O levantamento da TIM mostra que os veículos de comunicação continuam com credibilidade e são apontados por 14% dos eleitores como os locais onde mais buscam informações que podem influenciar sua intenção de voto.
Na mesma linha, 13% dos pesquisados de Alagoas procuram se informar por esses veículos.
As redes sociais aparecem em seguida, mencionadas por 11% dos entrevistados brasileiros (10% dos alagoanos ouvidos), enquanto 10% disseram ser influenciados por pessoas próximas, como amigos e familiares, o mesmo percentual de quem sofre influência do ambiente de ensino, como escolas e faculdades.
Em Alagoas, 11% confessam ser induzidos por pessoas próximas e 10% por instituições de ensino.
Na amostra nacional, os que disseram que a sua decisão tem a influência de colegas de trabalho representaram 8% da amostra. Os aplicativos de mensagem, como Whatsapp e Telegram, são fonte de informação para 7%. Outros 7% se abastecem em blogs e sites e 6%, por meio da opinião de celebridades.
A TIM ouviu 186 mil clientes pré-pagos no País, sendo mais de 1.500 alagoanos, por meio da plataforma TIM Ads. O levantamento foi feito entre os dias 14 e 20 de março.
