Política

Mesmo que fique, Renan Filho pode apoiar deputado ao governo

Governador já confidenciou a vários interlocutores que gostaria de disputar um mandato no próximo ano, mas ainda não bateu martelo

Por Blog Edivaldo Júnior 28/12/2021 07h07 - Atualizado em 28/12/2021 07h07
Mesmo que fique, Renan Filho pode apoiar deputado ao governo
Governador Renan Filho - Foto: Márcio Ferreira

A contagem agora é regressiva. Faltam, a partir de hoje, 95 dias para Renan Filho decidir. Fica ou sai?

O governador já confidenciou a vários interlocutores que gostaria de disputar um mandato no próximo ano, mas ainda não bateu martelo.

Leia mais: Blog realiza enquete do “sai ou fica” de Renan Filho; veja resultado

Há quem imagine que RF poderá ter um candidato a sua sucessão se deixar o governo e outro se ficar.

Nos meios políticos, a “leitura” é que ele teria maiores chances de passar a cadeira para um aliado se ficar até o final do mandato. Nesse caso, existe a possibilidade do atuar governador apoiar um mesmo nome nas duas situações.

A “pista” ele deu durante solenidade realizada em Ouro Branco no dia 30 de novembro passado. “Vou votar no Paulo Dantas para governador em qualquer situação, saindo ou ficando ao governo”, teria dito Renan Filho a um grupo de políticos locais – incluindo alguns vereadores – que apoia Paulo Dantas.

Renan Filho e Paulo Dantas são contemporâneos, foram amigos na juventude em Brasília (onde estudaram em função de mandatos de seus pais), foram prefeitos juntos e são aliados históricos. O deputado estadual sempre votou nos “Renans”. Seria, agora o momento de ter a retribuição do “gesto”?

Ao que parece tudo caminha para isso. Apesar de divergências pontuais, Renan Filho tem dado acenos de que pretende marchar mesmo com Paulo Dantas – e com todo o grupo de Marcelo Victor, claro.

Nessa segunda-feira, o deputado estava lá. Ao lado de outros parlamentares, no evento de lançamento do Cartão Escola 10. E, tudo indica, passarão a ser vistos cada vez mais juntos. Mas essa é outra história.