Política

Marx Beltrão diz que vai se opor ao veto presidencial do reajuste salarial de agentes da saúde

Veto inclui reajuste no piso salarial dos agentes comunitários da Saúde no Brasil

Por Redação com informações do blog Política Alagoana e Cada Minuto 09/12/2021 10h10
Marx Beltrão diz que vai se opor ao veto presidencial do reajuste salarial de agentes da saúde
Deputado Federal por Alagoas, Marx Beltrão - Foto: Assessoria

O deputado federal Marx Beltrão disse, nessa terça-feira (07), que vai se opor ao veto presidencial que retirou o reajuste do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022.

Segundo o parlamentar, há necessidade na derrubada do veto justificada pela importância dos funcionários da categoria.

“Travamos uma luta muito grande para aprovar uma emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022 com a previsão de reajuste salarial para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. Hoje nossa mobilização na sessão do Congresso Nacional é para derrubarmos o Veto presidencial e garantir no texto da lei essa justa recomposição no salário desses trabalhadores tão fundamentais para o sistema de saúde do nosso país. Essa é mais uma batalha que se soma paralela à nossa defesa da PEC 22, que estabelece o piso salarial dessas categorias”, afirmou Beltrão.

Para o parlamentar, estes funcionários representam "a linha de frente" do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo os responsáveis pelo atendimento domiciliar em comunidades "de todo o país".

Além do deputado, a categoria também apoia a derrubada do veto, pois mesmo que a nova lei garanta o novo piso salarial, não garante o reajuste automático dos mesmos.