Esportes
SSP recomenda mudança e clássico CSA x CRB deve sair do sábado de Carnaval
Primeiro jogo da semifinal do Alagoano pode ser remarcado por falta de efetivo policial durante o período carnavalesco
A data do primeiro jogo da semifinal do Campeonato Alagoano 2026, o tradicional Clássico das Multidões, deve ser alterada após recomendação da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A partida estava prevista para este sábado (14), no Estádio Rei Pelé, em Maceió.
A sugestão de mudança ocorre porque todo o efetivo das forças de segurança estará mobilizado para a operação Carnaval em diversos municípios do estado, o que inviabilizaria o aparato necessário para um evento esportivo de grande porte como o clássico entre CSA e CRB.
O tema foi discutido em reunião realizada nesta segunda-feira (9), que contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Flávio Saraiva, dos presidentes do CSA, Robson Rodas, do CRB, Mário Marroquim, e do presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Feijó.
Segundo Flávio Saraiva, o Carnaval é um dos períodos mais sensíveis do calendário operacional da SSP. “Todo o nosso efetivo estará direcionado para garantir a tranquilidade da população em todo o Estado. Não podemos correr o risco de fragilizar esse planejamento deslocando policiais para um evento esportivo de grande porte”, afirmou.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Amorim, reforçou que o deslocamento de parte do efetivo para o clássico poderia comprometer a segurança pública, especialmente fora do estádio. Durante a reunião, foram apresentadas alternativas de datas para a realização da partida.
De acordo com os comandantes do Comando de Missões Especiais (CME) e do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), a maior parte das ocorrências em clássicos acontece no entorno do estádio, o que exige um efetivo ainda mais robusto para cobrir pontos sensíveis e prevenir confrontos.
Flávio Saraiva também lembrou que, no último CSA x CRB, o trabalho integrado de inteligência foi decisivo para evitar episódios de violência. “Identificamos riscos concretos de ataques e confrontos, neutralizados antes mesmo de acontecerem. Esse é um trabalho técnico e silencioso que exige estrutura e efetivo disponível”, destacou.
Ao fim do encontro, ficou definido que a nova data do primeiro jogo da semifinal será discutida e deliberada em reunião entre os clubes e a FAF, levando em consideração as orientações técnicas da SSP.


