Polícia
Operação ambiental resgata mais de 50 aves em Alagoas
Ação do BPA também apreendeu armas e autuou responsável por queimada
O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) realizou, no último fim de semana, uma série de fiscalizações em municípios alagoanos dentro da Operação Onda Verde, voltada ao combate ao cativeiro ilegal de animais silvestres. Mais de 50 aves foram resgatadas em diferentes localidades, incluindo Arapiraca, Joaquim Gomes, Maceió, Teotônio Vilela e Junqueiro.
Na sexta-feira (6), equipes retiraram 14 pássaros de cativeiro na zona rural de Arapiraca e localizaram outras nove aves em Joaquim Gomes. Em uma terceira ação no mesmo dia, mais cinco animais foram apreendidos, totalizando 28 resgates. No sábado (7), a fiscalização em feiras livres da capital resultou na apreensão de oito pássaros. Já no domingo (8), durante patrulhamento em Maceió, Teotônio Vilela e Junqueiro, foram encontradas mais 20 aves em situação irregular.
Todos os animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/IBAMA), onde passam por avaliação veterinária antes da reintrodução ao habitat natural. Em cada ocorrência, a Polícia Militar lavrou Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO).
Além dos resgates, o BPA flagrou em Maribondo um homem provocando queimada em área de vegetação, autuado por crime ambiental. Em Joaquim Gomes, durante ação contra caça predatória, os policiais apreenderam sete armas de fogo.


