Política

Senadores de Alagoas devem votar pela aprovação da venda direta de etanol

Votação deve acontecer na próxima quarta-feira (08)

Por Blog do Edivaldo Júnior 04/12/2021 09h09 - Atualizado em 04/12/2021 10h10
Senadores de Alagoas devem votar pela aprovação da venda direta de etanol
Pedro Robério Nogueira, presidente do Sindaçúcar-AL - Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou, na semana passada a MPV (Medida Provisória n° 1063, de 2021), que interessa – e muito – a Alagoas e os alagoanos. Agora é a vez do Senado.

A MP institui a venda direta de etanol – da usina para os postos de combustíveis – e pode, de um lado, fortalecer um dos mais importantes setores da economia; do outro, vai beneficiar os consumidores com a redução de preços do combustível nas bombas.

Agora é a vez do Senado. A votação está programada para a próxima quarta-feira (08). O presidente do Sindaçúcar-AL, Pedro Robério Nogueira, atuou junto aos deputados federais e faz movimentação similar com os senadores do Estado. A expectativa é que Fernando Collor, Renan Calheiros e Rodrigo Cunha votem pela aprovação da MP.

Em Alagoas, a venda direta ainda depende de regulamentação do governo do Estado para entrar em vigor. Mas a expectativa é que a comercialização comece ainda este ano. O que se espera é uma redução no preço final, na bomba, acima de 10%.

A medida também deve beneficiar diretamente mais de 5 mil fornecedores de cana e as indústrias do setor sucroalcooleiro, que empregam em Alagoas durante a safra, mais de 60 mil pessoas.