Política
Davi Maia cobra esclarecimentos sobre anulação de concursos públicos
Segundo o parlamentar, Governo cancelou o certame sem esclarecer questões importantes

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (3), o deputado estadual Davi Maia (DEM) resolveu falar sobre a anulação dos concursos públicos voltados para a área de segurança do Estado – PC, PM e Corpo de Bombeiros – e informou que irá convidar o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, para que vá ao Parlamento esclarecer algumas questões envolvendo o cancelamento.
“Inicialmente gostaria de me solidarizar com aqueles de foram aprovados de forma honesta nesses concursos, que tiveram imensa aflição e decepção diante do cancelamento. Tenho cobrado, desde o início das investigações, a anulação desses concursos”, declarou Maia.
O parlamentar falou ainda sobre como foi comprovada a existência de fraude, não havendo solução além da anulação, devido as falhas na segurança do concurso.
“O que é um grande absurdo. A Polícia Civil afirmou que não conseguiria identificar todos os fraudadores, e como alertei, a demora do Governo em anular os concursos só fez aumentar a angustia e a tensão dos aprovados”, reforçou o deputado, comentando ainda que o cancelamento do certame foi feito mas algumas perguntas ainda não foram esclarecidas pelo Governo: quem foram os responsáveis pelas falhas de segurança nas provas realizadas? Como a organização criminosa conseguiu disponibilizar os cadernos de provas? Como os criminosos conseguiram ingressar nos locais de provas com os pontos eletrônicos? Quais os protocolos de segurança que foram violados pela organização criminosa?
“E as perguntas mais importantes: o Governo de Alagoas vai manter a mesma banca na realização das novas provas? Quais serão as providências adotadas pelo Governo para que a Cebraspe evite novas fraudes? Essas perguntas precisam de respostas com urgência”, disse.
“Diante da gravidade do ocorrido é imprescindível que o governador Renan Calheiros responda a todos os questionamentos dos candidatos, para que garanta segurança nas próximas fases”, finalizou Maia.
