Política
Deputado pede ao Estado apoio psicológico e assistencial aos "órfãos da Covid"
Segundo o parlamentar, número de crianças e adolescentes que perderam os pais ou responsáveis para o coronavírus passa de 26 mil em Alagoas

Durante a sessão ordinária dessa terça-feira (26), o deputado Ronaldo Medeiros (MDB) apelou ao Governo do Estado para que seja analisada a viabilidade de implementar medidas especiais de amparo por psicólogos e assistentes sociais do Sistema Único de Saúde (SUS) às crianças e adolescentes órfãos da Covid-19.
O deputado observa que no Brasil ao menos 130 mil crianças e adolescentes perderam os pais ou responsáveis para o coronavírus, e segundo o parlamentar, em Alagoas esse número de órfãos da Covid-19 passa de 26 mil. Ronaldo acredita que a perda afetiva, o luto e o desgaste emocional causados pelas mortes provocaram o aumento da vulnerabilidade social.
Medeiros cita ainda que a vulnerabilidade social resultante dessas perdas afeta questões de ordem não somente econômica, mas também psíquica, pois a morte, por vezes repentina, não prepara os menores para o luto.
“Acompanhamento por meio de psicólogos e assistentes sociais proporcionam alívio para o sofrimento infanto-juvenil, eventual descoberta das causas de comportamentos atípicos, desenvolvimento de repertório de enfrentamento, dentre outras coisas que auxiliarão as crianças e os adolescentes a atravessar a perda com o menor dano possível à sua saúde mental”, finalizou o deputado.
A matéria foi votada em turno único e segue para análise do Executivo.
