Política

Chapa do PT em Alagoas pode ter filho de prefeito do Agreste como nome surpresa

Vitória de alguns candidatos vai depender do desempenho deles nos grandes centros eleitorais

Por Redação com Blog Edivaldo Júnior 03/10/2021 15h03
Chapa do PT em Alagoas pode ter filho de prefeito do Agreste como nome surpresa
Plenário Ulysses Guimarães - Foto: Saulo Cruz/Câmara Federal

É esperado que a eleição de deputado federal em Alagoas no próximo ano seja uma das mais disputadas da história, com a vitória de alguns candidatos dependendo, principalmente, do desempenho deles nos grandes centros eleitorais.

Leia mais: MDB e PSB podem disputar para ver quem faz maior chapa federal em Alagoas

O jornalista Edivaldo Júnior analisa que na capital do agreste a disputa deve ser polarizada. De um lado, o deputado federal Severino Pessoa ou a esposa dele, Fabiana Pessoa (ambos do Republicanos). Do outro, o filho do prefeito de Arapiraca, Daniel Barbosa, que pode surgir como “surpresa” do PT para as eleições do próximo ano.

Daniel pode ainda ser candidato pelo MDB ou pelo PP, mas seu nome estaria sendo costurado – com a ajuda de alguns ‘caciques’ – para o PT.No embalo do crescimento de Lula, que lidera as pesquisas para presidente, o PT tenta viabilizar chapa em Alagoas. Além do deputado federal Paulão, que vai a reeleição, o partido pode e deve surgir com outros reforços de peso para as eleições do próximo ano no Estado.

Cada um tem estratégias diferentes. Marx Beltrão e Arthur Lira devem, mais uma vez, ter votação bem distribuída por todas as regiões do Estado. Sérgio Toledo, Nivaldo Albuquerque e Isnaldo Bulhões tem votos por todo Alagoas, mas com concentração maior em regiões como agreste, mata e sertão.

As maiores apostas nos grandes colégios eleitorais, a exemplo de Maceió, devem vir do candidatos do PSB (João Caldas e Fábio Costa estão entre as possibilidades), Davi Davino Filho (PP), Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB) e Rui Palmeira (PODE).