Política

MDB e PSB podem disputar para ver quem faz maior chapa federal em Alagoas

De acordo com Edivaldo Júnior a “rivalidade” do governador e do prefeito vai alimentar a montagem

Por Redação com Blog Edivaldo Júnior 03/10/2021 10h10 - Atualizado em 03/10/2021 11h11
MDB e PSB podem disputar para ver quem faz maior chapa federal em Alagoas
Analistas dão como certo as chapas de RF e JHC - Foto: Márcio Ferreira / Arquivo

Após a nova regra eleitoral, sancionada no dia primeiro de outubro, partidos e candidatos começaram a refazer os cálculos para 2022. Segundo o jornalista Edivaldo Júnior, em Alagoas o nó começa a ser desatado pelas chapas de deputado federal. São apenas 09 vagas e tudo indica que pode ter quatro a cinco frentes viáveis. 

Leia mais: Sai nova regra eleitoral: jogo fica mais duro e pode inviabilizar chapas menores

Analistas também indicam como certo as chapas federais de Renan Filho (MDB) e JHC (PSB) em seus partidos. O que não se sabe ainda é o tamanho das chapas. De acordo com Edivaldo Júnior, o que se sabe, com certeza, é que a “rivalidade” do governador e do prefeito vai alimentar a montagem. 

O ex-deputado federal João Caldas, que será candidato pelo PSB, promete uma “chapa forte”, com nomes que podem surpreender. 

No MDB, a aposta do deputado federal Isnaldo Bulhões, que vai disputar a reeleição pela legenda, é formar uma ampla frente, que pode ter outros deputados de mandato. “Estou confiante que faremos as maiores bancadas, federal e estadual, em Alagoas”, diz.

Ao estilo, o parlamentar não antecipa estratégias, mas Isnaldo conseguiu surpreender em 2018 e, atualmente, é líder do MDB na Câmara dos Deputados. O partido tem ainda o governo de Alagoas, o que pesa muito na campanha e pré-campanha.

Outras chapas

Analisando o cenário, o esperado é que Arthur Lira faça uma chapa de federal com condições de eleger dois e brigar pela terceira vaga.

Ainda segundo o jornalista, quem também deve montar chapa de federal, sem dificuldades, é o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor, conquistando uma e praticamente certa a segunda vaga.

O PT do deputado federal Paulão também vai formar chapa. Para ele não há opção de troca de legenda, como pode ocorrer com a maioria dos outros parlamentares. A estratégia é montar um grupo para fazer ao menos um federal.