Política

Em encontro com Bolsonaro, Boris elogia AstraZeneca e diz que já tomou as duas doses

Gestor do governo federal, por sua vez, riu e gesticulou afirmando não ter se vacinado

Por Redação com Uol 20/09/2021 16h04 - Atualizado em 20/09/2021 17h05
Em encontro com Bolsonaro, Boris elogia AstraZeneca e diz que já tomou as duas doses
Jair Bolsonaro e Boris se reuniram nesta segunda (20). - Foto: Reprodução

O encontro entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, na manhã desta segunda- feira(20) já redeu alguns burburinhos. Segundo informações da agência de notícias AP o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, recomendou que o presidente brasileiro Jair Bolsonaro (sem partido) tomasse a vacina contra a covid-19. Boris teria elogiado a vacina da AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.

Depois que a reunião tinha terminado, de acordo as informações, enquanto a imprensa era retirada da sala, Boris agradeceu aos repórteres e disse ter tomado as duas doses do inoculante. Bolsonaro, por sua vez, apontou para si mesmo e balançou seu dedo negativamente, dizendo “ainda não” por intermédio de um intérprete, enquanto ria.

Foi divulgado pelo Palácio do Planalto fotos do encontro e Bolsonaro compartilhou em suas redes sociais um vídeo onde é possível ver os dois líderes em uma conversa amigável. "Podemos fazer muito muito mais juntos", diz Boris.

No vídeo, Boris Johnson diz ainda que havia prometido visitar o Brasil, mas foi impedido pela pandemia. "Mas trabalhamos juntos, Brasil e Reino Unido, pelas vacinas", afirmou, em referência à vacina de Oxford/AstraZeneca, que teve testes clínicos no Brasil e hoje é produzida no país pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Atitude do presidente brasileiro

Por optar não se vacinar, o presidente Jair Bolsonaro vem enfrentado outras situações embaraçosas, dentre estas, a de não conseguir entrar em um restaurante junto com a comitiva tendo que comer em pé e do lado de fora em NY, como também recebeu algumas críticas do prefeito nova-iorquino, Bill de Blasio, em uma entrevista coletiva hoje (20).

"Há protocolos fortes em vigor. Nós precisamos mandar uma mensagem para todos os líderes globais, incluindo mais notoriamente Bolsonaro, do Brasil, que se você quer vir aqui, é necessário estar vacinado. Se você não quer se vacinar, não se dê o trabalho de vir" esclareceu Blasio, enquanto a tela a seu lado estampava uma foto do presidente brasileiro com expressão triste e a frase: "Se vacine".