Política

Marx Beltrão analisa possíveis cenários políticos para as eleições de governador em 2022

“Dois palanques, um do lado de JHC (PSB), outro do lado de Renan Filho (MDB)”, aponta

Por Redação com Blog Edivaldo Júnior 21/08/2021 15h03 - Atualizado em 21/08/2021 17h05
Marx Beltrão analisa possíveis cenários políticos para as eleições de governador em 2022
Deputado Marx Beltrão - Foto: Reprodução

O jornalista Edivaldo Júnior conversou com o deputado Marx Beltrão sobre possíveis cenários para 2022. Na perspectiva de hoje, o deputado federal do PSD avalia que os principais grupos políticos de Alagoas poderão se alinhar em torno de dois palanques.

“Acredito que a política caminha nessa direção. Dois palanques, um do lado de JHC (PSB), outro do lado de Renan Filho (MDB)”, aponta.

Leia mais: Eleição de governador pode ir para 2º turno com um nome de Renan Filho e outro de JHC

Edivaldo explica que Marx Beltrão conhece como poucos os bastidores em Alagoas e Brasília, mas para que esse cenário se torne possível, os grupos de Marcelo Victor e Arthur Lira, dois grupos diferentes, se alinhariam com JHC ou Renan Filho, podendo ir um grupo para cada lado.

Isso ocorreria em função de questões que passam por “nomes viáveis”, estrutura, bases na capital e interior.

A possibilidade de um terceiro grupo não está descartada, mas a avaliação de Marx Beltrão encontra eco nas articulações que estão em andamento.

O jornalista relembra que o deputado federal Arthur Lira já avisou que se Renan Filho não se desincompatibilizar em 22 – e nesse caso a Assembleia Legislativa não indicaria o governador tampão – terá um nome do PP na disputa pelo governo.

Nessa hipótese, seria um nome indicado por Arthur Lira, outro de JHC e outro de Renan Filho. Sem governador tampão, o grupo de Marcelo Victor dificilmente lançaria candidato próprio ao governo, podendo fechar com o PP.

Edivaldo termina comentando que em resumo, dois ou, no máximo, três grandes grupos vão disputar o governo do Estado efetivamente.

Leia mais: Alagoas deve ter três frentes eleitorais em 2022 formadas por quatro grandes grupos do estado