Política

“Eu não posso fazer impeachment sozinho”, afirma Arthur Lira

Alagoano disse que não toma decisão para não jogar "querosene" na fervura política

Por Redação com Metrópoles 14/07/2021 09h09
“Eu não posso fazer impeachment sozinho”, afirma Arthur Lira
De acordo com Lira, o Brasil precisa de mais estabilidade e previsibilidade - Foto: Reprodução

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), apresentou, nesta terça-feira (13), o motivo pelo qual não toma uma decisão sobre o arquivamento ou a aprovação os pedidos de impeachment do presidente Jair Bolsonaro: não colocar “querosene” na “fervura” do ambiente político no Brasil, segundo o parlamentar. Há mais de 120 petições na Casa que requerem o impedimento do chefe do Executivo federal.

De acordo com Lira, o Brasil precisa de mais estabilidade e previsibilidade.

O deputado ainda reclamou que não é justo que coloquem toda decisão sobre o impeachment de Bolsonaro sobre ele – embora a Constituição reserve exclusivamente ao presidente da Câmara a atribuição de iniciar a tramitação dos pedidos, observando os aspectos legais de cada solicitação.

Segundo o presidente da Câmara, este é o momento de “botar água na fervura”, e não “querosene”. “Nós estamos trabalhando para manter o ambiente do Brasil estável, um ambiente no Brasil previsível, um ambiente votando nas reformas. Agora vamos ter várias matérias importantes”, assinalou Lira.

“Sobre esse assunto, eu estou cansado de dizer: eu não posso fazer esse impeachment sozinho. Erra quem pensa que essa responsabilidade é só minha. Ela é um somatório de características que não se configuram. Isso dito por mim, dito pelo presidente ACM Neto e pelo ministro Gilmar Mendes, para citar alguns”, continuou.

“Nós temos que nos acostumar a ter um processo democrático. Defendemos eleições em 2022”, ressaltou o deputado.